O dia 15 de junho foi escolhido pelas Nações Unidas para promover a Conscientização sobre a Violência contra Pessoas Idosas, um problema sério e grave de nossa sociedade que precisa ser debatido e cuidado, sendo a quebra do pacto de silêncio o primeiro passo.

A Psicóloga Taís F. de Rezende, da equipe do InformaSUS – UFSCar e criadora do Canal da Feliz Idade, nos alerta sobre a importância da data e orienta sobre como combater o problema.

 

Muitas pessoas sentem medo em denunciar situações de violência por pensarem que as pessoas idosas ficariam desassistidas, pois estas ocorrem, geralmente, por um familiar no ambiente doméstico. Contudo, ao mantermos o silêncio, nos tornamos omissos e contribuímos para que o problema não seja resolvido.

É importante, no entanto, dizer que não há situação pior do que ser vítima de violência e que as equipes de Assistência Social dos municípios, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social, estão preparadas para buscar compreender as situações e fornecer suporte e cuidados necessários para que a violência deixe de ocorrer.

Ajude as pessoas idosas, não se cale! Denuncie. Disque 100.

O tema da violência já foi abordado em nosso site, confira no link: https://www.informasus.ufscar.br/aumento-da-violencia-contra-pessoas-idosas-durante-a-pandemia-como-identificar-e-denunciar/

Créditos da Imagem: Imagem de Free-Photos por Pixabay

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *