O grupo temático de Saúde Indígena realizou a quinta edição da uma série de entrevistas com estudantes indígenas da universidade. A entrevistada é Amanda Vitória da Silva, da etnia Pankará, procedente da aldeia Jardim no município Carnaubeira da Penha no Estado de Pernambuco. Amanda cursa o segundo ano de Gerontologia na UFSCar.

Amanda conta sobre sua trajetória até ingressar na UFSCar e como foi sua adaptação ao chegar em São Carlos, recebendo o apoio dos estudantes indígenas e do Centro de Cultura Indígenas (CCI), também fala de algumas dificuldades, sobretudo viver longe de sua família. Além disso, relata sobre quando recebeu as notícias da sua comunidade durante a  pandemia da Covid-19 e como eles estão se organizando para controlar a disseminação da doença. Por fim, fala sobre como foi optar por permanecer no campus e como tem sido esse período de isolamento social imposto pela quarentena na sua vida acadêmica.

Acompanhe a entrevista!

Créditos: