O grupo PET Conexões de Saberes Indígenas: Ações em saúde, formado por universitários indígenas da Universidade Federal de São Carlos, convida toda a comunidade acadêmica, profissionais das mais diversas áreas, grupos indígenas e não indígenas para conhecer e fortalecer a maior mobilização indígena do Brasil. Esse movimento é de suma importância, e é marcado pela luta, resistência e resiliência. Ele surgiu para que os indígenas pudessem assegurar e defender seus direitos. O Acampamento Terra Livre (ATL) ocorre, como regra, no mês de abril, em Brasília, mas já foi realizado em outros momentos, a depender da necessidade de assegurar o direito dos povos indígenas.

Retomando o Brasil: Demarcar terras e Aldear a Política

O Acampamento Terra Livre – ATL é mobilizado pelos Povos Indígenas desde 2004, estando hoje em sua 18ª edição. Para 2022,  a mobilização teve início no dia 04 de abril, com término em 14 de abril. O tema deste ano é: “Retomando o Brasil: Demarcar terras e Aldear a Política”, protestando e barrando o projeto de lei nº 191 de 2020, entre outros que ferem os direitos dos povos indígenas. O PL 191/2020 estará em votação no Congresso e levantaremos a bandeira de luta pela vida, não só dos indígenas, mas de todas as pessoas, pois esse planejamento legislativo abre as portas para a exploração das terras indígenas e, caso seja aprovado, teremos graves consequências que afetam os indígenas, com consequências relacionadas à saúde e à vida de todos nós, indígenas.

Vozes, origens e raízes

Historicamente, essa mobilização tem o intuito de combater os ataques perante os povos indígenas e violação de seus direitos, relacionados aos campos da saúde, educação e terra. Nesse movimento, fortalecemos o coletivo e exigimos a escuta de nossas vozes, origens e raízes, que estão ancoradas pelas vidas e direitos milenares e que provam, além de nossa “sobrevivência”, que vidas indígenas importam e carregam a chama que permeia toda nossa nação ancestral.

O ATL acontece em Brasília, mas muito pode ser acompanhado pelas redes sociais da APIB

Venham conhecer, ajudar e se juntar à maior mobilização indígena do Brasil!

Autoria:

Claudiana Brazão Lopes

Guanilce Falcão Soares

Rosania Ferreira de Lima

Revisão:

Larissa Campgna Martini

Willian Fernandes Luna

Confira também:

Acampamento LUTA PELA VIDA: a experiência de integrantes do PET Indígena – Ações em Saúde UFSCar em Brasília

Referências:

APIB. Apib convoca indígenas para Acampamento Terra Livre 2022 em Brasília. 2022. Disponível em: https://apiboficial.org/2022/03/31/apib-convoca-indigenas-para-acampamento-terra-livre-2022-em-brasilia/

APIB – Articulação dos povos indígenas do Brasil. Disponível em: https://www.facebook.com/apiboficial/

Retomando o Brasil: Demarcar terras e Aldeiar a Política. Disponível em:

https://apiboficial.org/2022/03/17/retomando-o-brasil-demarcar-territorios-e-aldear-a-politica/?fbclid=IwAR3WyoIXjP01RIY0s50HuwbPK8iAKxgc-R6laUpY3WmcDtmcnU9WcB5rHH8

Deixe um comentário