#ABRAzRESPONDE

Projeto inovador elaborado pela ABRAz sub-regional São Carlos (SP), em parceria com a Rádio Clube 1 FM, estreita diálogo com cuidadores de idosos com demências.

 

Dra. Mariana Garcia, Geriatra, responderá às perguntas sobre os cuidados com os pacientes com demência no dia 23 de março, terça-feira, às 8:30h na Rádio Clube 1 FM  91.1 MHz.
Você pode enviar perguntas por

instagram @abrazsaocarlos

Facebook @ABRAzSaoCarlos

e-mail, abrazsaocarlos@gmail.com

 

Lançado em 23 de dezembro de 2020, o #ABRAzRESPONDE foi criado para atender às demandas dos cuidadores e familiares que não têm acesso às redes sociais (Facebook, Instagram), e, portanto, não participam dos grupos on-line realizados mensalmente pela associação. Assim, pensou-se nessa estratégia para contemplar os milhares de ouvintes do programa que vivenciam o cuidado diário de idoso com demência e esclarecer suas dúvidas, visando sua melhor qualidade de vida e a do idoso.

Tal iniciativa foi um sucesso. Muitas ouvintes enviaram questionamentos por nossas redes sociais previamente, bem como ao vivo, no transcorrer da entrevista.

De acordo com a coordenadora da ABRAz São Carlos, Ana Claudia Trombella Barros, o #ABRAzRESPONDE é mais uma alternativa para aproximar-nos daqueles que exercem os cuidados, muitas vezes de modo solitário, com pouco conhecimento e muitas dúvidas que dificultam a execução da tarefa, comprometendo sua própria saúde, física, mental, social e emocional.

Muitas orientações passíveis de execução no cotidiano podem impactar positivamente na qualidade de vida do cuidador e do idoso cuidado, como por exemplo: estratégias não farmacológicas para manejar alterações comportamentais; adequação do ambiente e de utensílios no momento das refeições; maneiras de adesão ao banho; utilização de atividades para organizar a rotina do idoso, e assim estimular sua cognição; proporcionar um ambiente mais calmo e agradável; estratégias para manejar as alterações comportamentais típicas da síndrome do pôr do sol, entre outras.

 

De acordo com Ana Barros, o grande objetivo é manter e ampliar nossos canais de comunicação para atender às demandas dos cuidadores, para que entendam que não estão sozinhos nessa luta diária que é cuidar de uma pessoa com Demência. Muito precisa ser feito para conscientizar sobre a Doença de Alzheimer, diminuir o estigma que cerca a doença, ampliar as redes sociais de apoio, ampliar os serviços assistenciais públicos, realizar o diagnóstico precoce, entre outras ações. A ABRAz São Carlos luta por essas causas e conta com o apoio da sociedade para ofertar serviços de qualidade ao idoso portador de demência, bem como ao seu cuidador/familiar.

Como enviar suas dúvidas e perguntas:

Para maiores informações acesse as redes sociais da ABRAz sub-regional São Carlos (SP):

Instagram: @abrazsaocarlos

Facebook: ABRAzSãoCarlos

email: abrazsaocarlos@gmail.com


A ABRAz sub-regional São Carlos

A ABRAz sub-regional São Carlos (SP) foi fundada em 2009 pelo médico psicogeriatra Pietro De Santis, que em 2016 passou a coordenação para a Terapeuta Ocupacional Ana Claudia Trombella Barros. A partir de então, em parceria com a Santa Casa de São Carlos, passou a oferecer, gratuito e mensalmente, o Grupo Informativo, que aborda temas variados relacionados à Doença de Alzheimer e outras Demências, a cuidadores, familiares, estudantes e profissionais da saúde, público em geral e o Grupo de Apoio a familiares/cuidadores, que normalmente se sentem sobrecarregados pelas demandas de cuidados, acompanhados ou não de ansiedade, estresse e depressão.

 

Autoria:

Dra. Ana Claudia Trombella Barros – Terapeuta Ocupacional

Crédito da imagem: ABRAz sub-Regional São Carlos

 

Veja também:

Envie suas dúvidas sobre COVID-19 para nós!

Categoria: Idosos e COVID-19

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *