Na última sexta-feira (11/09/2020), as integrantes do Projeto PermaneSer, Mariana Canutti (graduanda em Ciências Biológicas, em Lagoa do Sino) e Karolina Dias (graduanda em Geografia, em Sorocaba), promoveram uma entrevista com o coordenador do Centro de Culturas Indígenas (CCI) da UFSCar, Geovane (Gegê) Pankararu. O Gegê é graduando pelo curso de Letras, no campus São Carlos, e é coordenador do CCI desde 2018. Também é bolsista do Grupo PET Conexões “Saberes Indígenas” e monitor do Instituto de Línguas da UFSCar.

A entrevista tratou de assuntos pertinentes à permanência dos povos indígenas nos quatro campi da UFSCar, incluindo a história e a importância do CCI, suas lutas permanentes e os desafios na UFSCar. Tratou também das nuances do que é pertencer à comunidade UFSCar e a da representatividade de diversas etnias nessa comunidade. Ao final, foram reforçados os valores e a importância da luta por uma educação de qualidade para todes, além de pautar a importância da universidade para a sociedade em geral, por meio da valorização da diversidade cultural e étnica no país, inclusive com o cuidado mútuo entre todas as pessoas.

Agradecemos profundamente pela disponibilidade do Gegê em nos conceder a entrevista e desejamos vida longa ao CCI da UFSCar!

Confira a entrevista abaixo!

Gostou do conteúdo? Entre nos grupos do Projeto PermaneSer e do projeto PIAPE de estímulo à permanência estudantil na UFSCar!

Para acessar o grupo do Facebook, clique aqui. Para participar do grupo do WhatsApp, clique aqui.

Crédito da Imagem – CCI-UFSCar