Mãos que tecem esperança

Durante a pandemia por coronavírus, a solidariedade e a ajuda mútua podem aflorar para permitir que passemos por esse momento com mais segurança e esperança. Pensando nisso, o Coletivo Amanhar lançou o projeto “Tecer Esperança”, que confecciona máscaras de proteção e aventais a serem utilizados no ambiente do Hospital Universitário (HU-UFSCar), em São Carlos.

A importância do projeto está no fato de permitir a proteção de profissionais da saúde do SUS e de pessoas que são atendidas no hospital, já que o vírus é transmitido por gotas de saliva durante conversas, espirros ou tosse. Assim, somando-se à lavagem de mãos e manutenção do distanciamento físico, o uso das máscaras poderá ajudar a diminuir o contágio pelo coronavírus.

O projeto conta com apoio de especialistas infectologistas do HU-UFSCar, e trabalha com tecido e técnicas semelhantes aos já desenvolvidos em outras cidades para combater com segurança o coronavírus. Assim, já somamos mais de 80 colaboradores, entre os quais estão costureiras, professores, estudantes e aposentados. A ideia é que os voluntários produzam até mil máscaras por semana.

Ressalta-se que a produção das máscaras e aventais é realizada em espaços reservados, sem aglomerações, com as costureiras trabalhando em suas próprias casas ou oficinas. Além disso, após serem produzidas, as máscaras passam por processos de esterilização e higiene que são realizados na Unidade de Saúde Escola – USE e no Departamento de Fisiologia da UFSCar, por meio de autoclave.

Como posso ajudar?

  • Você costura? Pode nos ajudar na parte de confecção das máscaras se voluntariando.
  • Está com tempo? Pode nos ajudar na parte de logística, voluntariando-se para buscar materiais e nos dar suporte logístico.
  • Possui TNT e Linha de Costura? Aceitamos doações*.
  • Quer contribuir financeiramente? Apoie nosso projeto por meio da campanha de financiamento on-line (link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/projeto-tecer-esperanca ).

Você ainda pode salvar vidas divulgando nossa campanha de arrecadação e de voluntariado. Ajude-nos compartilhando essa mensagem. Toda ajuda será bem vinda, com a certeza de estarmos construindo um mundo melhor juntos!

Para se voluntariar, saber mais sobre como doar os materiais ou qualquer outra dúvida, fale conosco por meio do
Instagram: @projetoteceresperanca
Facebook: facebook.com/projetoteceresperanca

Venha Tecer Esperança com a gente!

* PONTO DE ARRECADAÇÃO DE MATERIAIS – Fundo Social de Solidariedade: Rua Francisco Maricondi, n. 375 – esquina com a rua Rotary Clube ( n. 205) – Vila Marina – São Carlos/SP.

 

Versão em Libras:

 

Créditos da imagem: Projeto Tecer Esperança

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *