O Comitê de Controle do Novo Coronavírus da UFSCar enviou à nossa equipe este documento com o objetivo de ampla divulgação à população. O documento “Pandemia – Coronavírus – 2020: Dúvidas Frequentes” apresenta respostas redigidas por especialistas às dúvidas mais frequentes da população sobre a pandemia de Covid-19. Reproduzimos o texto abaixo na íntegra!

PANDEMIA – CORONAVÍRUS  – 2020

DÚVIDAS MAIS FREQUENTES

 

O que é o Coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo coronavírus foi descoberto em 31/12/19, na China, e provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

 

O que é a infecção por coronavírus?

É uma infecção que passa de uma pessoa para outra e pode causar sintomas parecidos com os da gripe, como febre, mal-estar, nariz entupido, dor de garganta e tosse. A maioria das pessoas melhora sem complicações, mas, algumas vezes, pode evoluir para uma infecção nos pulmões que pode ser grave. Nesse caso, além dos sintomas já mencionados, a pessoa também pode ter falta de ar.

 

Existe vacina para prevenção ao Coronavírus?

Não. E a vacina contra a gripe que as pessoas estão recebendo não protege contra o coronavírus.

 

Quais os sintomas da doença?

Parece com gripe: pode ter febre, mal-estar, cansaço, nariz entupido, dor de garganta e tosse principalmente. Se a pessoa tiver esses sintomas, ela precisa ficar em isolamento em casa, de quarentena por 14 dias, para não contaminar outras pessoas. Também tem que usar máscara e separar tudo o que for de uso pessoal. As pessoas da casa também terão que ficar sem sair e usar máscara. Além disso, a pessoa precisa fazer repouso, ter boa alimentação e tomar muito líquido. Entretanto, se tiver falta de ar, tem que procurar o serviço de saúde, porque a falta de ar é um sinal de que a infecção pode estar atacando os pulmões.

 

A pessoa pode adquirir o Coronavírus e não manifestar a doença?

Sim. Às vezes a pessoa pega um vírus e não fica doente. Mesmo assim, pode ser que ela passe o vírus para outra pessoa, que poderá ou não ficar doente.

 

Como ocorre a transmissão do Coronavírus?

O Coronavírus sai na saliva de quem está doente. Se pequenas gotas ou vapores dessa saliva alcançarem o rosto de outra pessoa, pode fazer com que ela fique doente. Isso pode acontecer de dois jeitos: o vapor que sai pela respiração ou que sai pela boca de uma pessoa quando ela fala, tosse ou espirra, pode levar o vírus até à boca, os olhos ou o nariz de outra pessoa, que pode ser contaminada; também pode acontecer de pequenas gotas de saliva (que saem da nossa boca quando falamos) caírem sobre objetos como mesa, maçaneta, corrimão, telefone celular, talher, chaves etc. Aí, se outra pessoa tocar essas coisas e levar a mão sem lavar ao rosto, poderá se contaminar.

Às vezes, a pessoa contaminada está com a mão suja de sua própria saliva e cumprimenta alguém. Se, nesse caso, a outra pessoa que a cumprimentou levar a mão sem lavar ao rosto, ela também pode se contaminar.

Beijar, mesmo que só no rosto, pode transmitir facilmente o coronavírus.

 

Vitamina D protege contra o Coronavírus?

O que protege contra o coronavírus é ficar longe de outras pessoas, a uma distância mínima de 2m, evitar sair de casa para não ficar se encontrando com muitas pessoas, não ficar em locais cheios de gente, deixar os espaços sempre ventilados, colocar os doentes em isolamento e aqueles que tiveram contato com eles em quarentena.

Não existe vacina, remédio, vitaminas, chás… Nada dessas coisas protege contra o Coronavírus.

 

Como se prevenir contra a COVID-19?

O ideal é ficarmos a uma distância de pelo menos 2m uns dos outros e deixarmos todos os ambientes ventilados. As pessoas doentes devem ficar em isolamento e usar máscara o tempo todo. Quem tiver contato com elas também tem que usar máscara e ficar de quarentena.

Lavar com frequência as mãos, principalmente após tocar em coisas que muita gente também toca, como maçanetas, corrimãos, etc.

Lavar as mãos antes de levá-las ao rosto, de mexer com alimentos e de fazer alguma refeição.

A lavagem das mãos precisa ser feita com água corrente e sabão. Deve-se esfregar bem todas as partes, como unhas, entre os dedos, e até o punho, por pelo menos 20 segundos antes de enxaguar. Se puder fechar a torneira com o cotovelo, é mais seguro do que com as mãos para evitar pegar Coronavírus. Também é melhor usar papel toalha em vez de toalha de pano.

Os objetos que usamos no dia a dia, principalmente aqueles em que outras pessoas costumam pôr a mão, como canetas, celulares, chaves, óculos, etc, também precisam ser higienizados. Esses produtos podem ser lavados com água corrente e sabão. No caso daqueles que não puder lavar, porque estragam, deve-se passar álcool gel a 70% e deixar secar naturalmente. Também é importante fazer isso com superfícies de mesas e outras coisas em que várias pessoas encostam ou tocam.

Ao tossir ou espirrar, a pessoa deve se afastar das outras, proteger a boca e o nariz com o cotovelo dobrado ou usar um lenço descartável que deverá ser imediatamente jogado no lixo. Não guarde no bolso lenço usado e lave as mãos em seguida.

 

ATENÇÃO:

NÃO SE APROXIME DE CHAMAS (FOGÃO, CHURRASQUEIRA, VELA, ISQUEIRO, OUTROS) IMEDIATAMENTE APÓS USAR ÁLCOOL GEL;

– QUANDO USAR ÁLCOOL GEL, NÃO SEQUE AS MÃOS. DEIXE O ÁLCOOL SECAR SOZINHO;

– NÃO USE ÁLCOOL GEL SOBRE A MÃO MOLHADA, POIS ELE PERDE O EFEITO;

– SE A MÃO ESTIVER COM ALGUMA SUJEIRA AGARRADA, TEM QUE LAVAR ANTES DE APLICAR O ÁLCOOL GEL.

 

Qual tipo de sabonete devo usar?

O ideal é sabonete líquido, porque é mais higiênico. Entretanto, qualquer sabão ou sabonete ajuda. Se puder evitar sabões ou sabonetes que irritam a pele, também é importante para não abrir pequenas rachaduras na pele, já que essas rachaduras facilitam infecções.

 

Como devo lavar as roupas?

As roupas são lavadas do mesmo jeito com que já estamos acostumados. Sempre use sabão e água limpa. Na máquina de lavar, a própria máquina já deixa a roupa de molho por um tempo. Se for lavar à mão, deixe de molho em água com sabão antes por alguns minutos. Depois que terminar de lavar a roupa, lave as mãos. Lembre-se de nunca levá-las ao rosto sem ter lavado antes.

 

No dia a dia, o que devo fazer com a minha roupa assim que chego em casa?

Não entre pela porta da sala. Prefira entrar por alguma porta lateral, do quintal ou da garagem. Não circule pela casa nem vá direto ao quarto. Assim que chegar, tire a roupa e ponha para lavar. Se não puser para lavar imediatamente, deixe em um balde ou balaio, separada das roupas limpas.

 

Devo higienizar os sapatos?

Use apenas um par de sapatos para sair de casa e deixe na porta de entrada. Calce ao sair e retire ao chegar, deixando o calçado sempre do lado de fora.

 

Devo higienizar a bolsa de trabalho ou bolsa feminina?

Sim. Bolsas e acessórios devem ser higienizados várias vezes ao dia enquanto estiver usando, especialmente quando chegar da rua com eles. Então é bom preferir que esses artigos sejam fabricados em material que possa ser lavado com água e sabão ou em que se possa passar álcool gel a 70%.

 

Como devo higienizar o telefone celular?

Passe álcool gel a 70% com um pano ou algodão e espere secar sozinho. Nunca faça isso com o celular ligado ou quando você estiver usando. Desligue o aparelho, faça a higienização e espere secar bem para só depois usar novamente.

 

Devo usar material de banho separado?

Não só material de banho, como toalhas ou buchas, mas qualquer artigo de uso pessoal. Nunca use pratos, garfos e talheres, por exemplo, sem antes lavar. Às vezes temos costume de beber alguma coisa no mesmo copo que pessoas da nossa intimidade sem lavar antes, mas isso não deve ser feito.

Que produtos de limpeza matam o Coronavírus?

Os produtos de limpeza de uso geral servem para prevenir infecções por Coronavírus. Água, sabão, água sanitária, detergentes, desinfetantes comuns, etc. O ideal é que esses produtos fiquem em contato com a superfície ou com o objeto que está sendo lavado por, pelo menos, 20 segundos antes de enxaguar.

 

Na falta do álcool gel, o que devo usar?

A primeira coisa que devemos usar para a higienização de superfícies, objetos e mãos é água e sabão. O álcool gel a 70% deve ser usado somente quando não você tiver ou não puder usar a água com sabão. Ou seja, a preferência é por água, sabão, detergente neutro e coisas assim. O álcool gel a 70% é uma alternativa e não a primeira opção. Em uma mão com coisas sujas agarradas ou molhada, por exemplo, o efeito do álcool gel fica prejudicado.

 

Pode-se usar álcool com cânfora no lugar do álcool gel?

Se o álcool utilizado for a 70% e em gel, pode ser com cânfora. O que não pode é ser álcool líquido, que evapora muito rápido, nem álcool diferente do 70%.

 

As máscaras de tecido protegem?

Uso de máscaras

Nenhuma máscara é 100% segura. As máscaras cirúrgicas protegem um pouco e as máscaras profissionais protegem mais. As máscaras de pano também têm suas limitações como qualquer outra, dependendo de como são feitas, do tipo de pano e de como são usadas. No caso do Coronavírus, a principal função das máscaras é proteger quem não está usando. Ou seja, quem primeiro tem que usar máscara é a pessoa doente, para não passar o vírus para outras. Em seguida, as pessoas que estão perto ou cuidando da que está doente.

No convívio diário entre pessoas sadias, em ambientes ventilados, em que ninguém tosse ou espirra, e ficando pelo menos 2m longe uns dos outros, não há necessidade de usar máscara. Numa situação em que se precise usar máscara e não há nenhuma outra, podemos apelar para a de pano, mas é bom ter alguns cuidados: máscara de pano é igual escova de dentes, de uso pessoal e individual, tem que ser lavada com frequência e precisa ser feita em duas camadas de pano com um filtro desses de fazer café no meio (entre as duas camadas de pano), de modo que esse filtro possa ser trocado toda vez que a máscara for lavada. Além disso, qualquer máscara, se não for usada de modo correto (cobrindo nariz e boca), não for bem ajustada ao rosto e não for colocada de forma que não tenha vazamentos laterais, etc., perde o efeito protetor.

 

 

As máscaras devem ser trocadas todos os dias?

As máscaras descartáveis, de papel ou de pano, têm que ser trocadas a cada três horas, porque elas perdem o efeito com a umidade e se tornam fonte de contaminação. As descartáveis têm que ser jogadas no lixo imediatamente e as de pano têm que ser postas para lavar, secar, passar e trocar o filtro de papel.

Devo limpar as compras do supermercado?

Sim, tudo o que trouxer da rua e que não for aproveitado tem que ser jogado fora (sacos plásticos, embalagens, etc.). Aquilo que não puder ser jogado fora tem que ser lavado com água e detergente. Quando chegar com as compras da rua, a primeira coisa é lavar as mãos. Depois descarte as embalagens inúteis e lave todo o resto. Nunca ponha nada nos armários ou na geladeira sem antes lavar. Terminado esse serviço, lave novamente as mãos.

 

Como higienizar hortaliças e frutas?

Primeiro lave as mãos. Tire as frutas e hortaliças da embalagem e jogue a embalagem fora. Lave as mãos novamente e lave abundantemente as frutas e hortaliças com água corrente. Frutas com cascas e legumes podem ser lavados com bucha, água e detergente e ser enxaguados. Em seguida, coloque as frutas e hortaliças em uma mistura de uma colher de água sanitária comum e 5 litros de água limpa durante 40 minutos. Depois disso, enxague tudo novamente em água corrente. Quem fizer esse trabalho precisa lavar as mãos ao terminá-lo.

 

Encomendas vindas da China podem chegar contaminadas?

Não é necessária essa preocupação, pois dificilmente o vírus sobreviveria ao tempo de viagem. No entanto, toda encomenda deve ser higienizada conforme qualquer objeto tocado por várias pessoas, assim suas embalagens descartadas.

Animais de estimação podem pegar e/ou transmitir o novo Coronavírus?

Provavelmente, não. Até agora, não foram observados casos de pessoas que ficaram doentes de Coronavírus porque pegaram de algum animal de estimação. De todo modo, é importante ter os mesmos cuidados higiênicos com os animais. Se uma pessoa doente brincar com um animal e outra pessoa sadia fizer o mesmo em seguida, pode pegar Coronavírus, como se o animal fosse um objeto contaminado. Assim, toda vez que for brincar ou cuidar dos animais de estimação, lave as mãos antes e depois. Evite ficar passando o rosto no animal, beijando, cheirando, etc.

 

Comitê de Controle do Novo Coronavírus da UFSCar

Versão em Libras:

Créditos da imagem: Starline no Freepik (imagem principal); Cottonbro no Pexels (imagem 1); Anna Shvets no Pexels (imagem 2).

 

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *