Segundo o posicionamento da Alzheimer’s Disease International (ADI) sobre a COVID-19, não há evidências que a demência aumente o risco de mortalidade em caso de adoecimento pelo coronavírus. Por isso, as pessoas idosas que apresentem síndromes demenciais, podem e devem ser hospitalizadas caso precisem de cuidados mais específicos em decorrência do adoecimento por coronavírus.

Entretanto, alguns comportamentos relacionados a essa síndrome aumentam o risco de exposição ao vírus por parte dessas pessoas, visto que elas podem sentir dificuldades para seguir práticas que reduzam o risco de contaminação, por isso, a necessidade de atenção e cuidados se torna mais complexa.

Pessoas com demência podem sofrer impactos negativos maiores do que pessoas sem alterações cognitivas, quando forem internadas, em função da dificuldade de entender o ambiente e a necessidade de hospitalização. Ficar sem um acompanhante familiar é uma condição difícil para todos os pacientes, mas é um fator complicador significativo para pacientes com demência.

Pensando nisso, preparamos algumas informações para auxiliar os profissionais de saúde no contexto hospitalar quanto ao manejo de alterações comportamentais em pacientes com Demência, trazendo formas de oferecer um cuidado mais efetivo a esse público.

 

Assim, foi elaborado o livreto “Orientações para manejo no atendimento de PESSOAS COM DEMÊNCIA hospitalizadas com COVID-19“, que pode ser acessado clicando na imagem abaixo:

CLIQUE PARA BAIXAR O PDF

Dessa maneira, será mais fácil compreender e manejar comportamentos que podem causar dificuldades para o próprio paciente, para os profissionais de saúde, ou para outras pessoas no ambiente.

Em caso de dúvidas, escreva para pessoasidosas.informasus@gmail.com

 

Autoras:

Elizabeth Joan Barham – Docente Depto de Psicologia UFSCar

Nicole Akemi Yamada – Discente Curso de Psicologia UFSCar

Carolina Perez Montenego – Discente Curso de Medicina UFSCar

Giovanna Melo Chavez Zambrana – Discente Curso de Medicina UFSCar

Aline Gratão – Docente Depto de Gerontologia UFSCar

Crédito da imagem: Tana em Rawpixel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *