A Operação Natal (OPN) é um projeto de extensão da UFSCar e da USP São Carlos, agrupando voluntários dessas duas universidades. Com a missão de contagiar as pessoas com o espírito natalino contínuo e criar laços e gerando impacto altruísta na sociedade, promove-se, durante o segundo semestre, ações voltadas para ajudar instituições carentes da cidade.  

 

História

Foi criado em 2006 no PET da Produção da UFSCar, a partir de uma grande ideia, mas com poucos participantes; atualmente, após 15 anos de crescimento contínuo, o projeto de extensão é sólido e tem conquistado grande reconhecimento perante os moradores da cidade e instituições parceiras. Tendo como valores fundamentais o amor pelo próximo, empatia, vontade, respeito e justiça, a Operação Natal almeja consolidar-se como projeto social universitário de referência, com expansão para outras universidades. O envolvimento dos voluntários com as atividades faz com que a vontade de ajudar o próximo se estenda pelo ano todo; o impacto gerado pelo espírito natalino, a priori pontual, torna-se contínuo

 

Dinâmica

Nas instituições, promove-se dinâmicas entre voluntários e moradores; as ações mais importantes são as que acontecem na entregas dos donativos (obtidos por meio de panfletagens em supermercados, escolas e em bairros da cidade, no evento Dia D e das sacolinhas-presente, preparadas pelos “padrinhos” que se voluntariam a “adotar” uma criança, completando-as com os itens necessários. Além disso, conduz-se atividades de conscientização em algumas escolas particulares e instituições da cidade, bem como uma intervenção pontual com transeuntes no Pit Stop. 

Em sua estrutura, há atualmente 9 times entre os quais se dividem as tarefas: Ação Social, Arrecadação, Recursos Humanos, Marketing, Parcerias, Qualidade, Instituições, Sacolinhas e Logística. O incremento no impacto provocado deu-se gradualmente conforme o reconhecimento da OPN aumentava ao longo dos anos, cumprindo com sua missão cada vez mais: de menos de 20 organizadores, 600 brinquedos e 670 kg em 2006 para quase 390 membros fixos, 1542 sacolinhas e 26.500kg em 2019.

 

Curiosidades

A Operação Natal possui 6 mascotes, sendo eles Gelinho, Floquinho, Dingo, Bel, Nicolau e Natalina. Estes estão presentes na figura abaixo. Os mascotes foram criados em 2016 e possuem em sua composição as cores vermelho e amarelo para representar as duas universidades com as quais o projeto tem vínculo, a UFSCar e a USP de São Carlos.

Desafios na pandemia 

Em vista do período de isolamento social em que estamos vivendo devido à pandemia do Coronavírus, as Instituições que costumamos ajudar e a comunidade como um todo se encontram em situação de vulnerabilidade ainda maior. Diante desse contexto, decidimos juntar as forças dos universitários que compõem o grupo e estão sempre dispostos a dar o melhor de si para fazer o bem, já que a solidariedade e a ajuda mútua podem permitir que enfrentemos esse período com mais segurança e esperança. Além disso, somos um grupo voluntário e social que há anos é referência em auxiliar e contribuir com a comunidade, e em períodos como esses em que a saída é coletiva que devemos cumprir nosso papel de responsabilidade social.

Para nos prepararmos para realizar nossas atividades da melhor maneira possível e de forma segura para que não comprometêssemos a saúde dos membros e dos assistidos, tomamos o primeiro semestre do ano para essa preparação e adaptação. Revisamos nossas atividades, relembrando o objetivo e o impacto de cada uma delas. Assim reconstruímos o projeto de maneira que ele possa acontecer de maneira online e com os membros trabalhando remotamente.

Conversamos com profissionais da área de saúde sobre como realizar nossas atividades trazendo o mínimo de risco possível às pessoas envolvidas com o projeto e desenvolvemos protocolos de prevenção ao COVID-19 para nos guiarmos em como as atividades do projeto devem acontecer durante a pandemia.

Para testar esse modelo de trabalho remoto, realizamos duas atividades no primeiro semestre que serviram para nos situarmos e nos prepararmos para atividades maiores no segundo semestre. O Em Casa pela Causa foi uma atividade realizada em parceria com as atléticas da UFSCar e do CAASO que tinha como objetivo arrecadar dinheiro via uma vaquinha online para ajudar duas instituições da cidade, após o período de 1 mês, arrecadamos mais de R$6.500,00 que foram convertidos em 1,42 toneladas de donativos para as instituições SELO e Lar dos Pobres. O Para para Doar foi uma arrecadação em modelo “Drive Thru”, em que arrecadamos mais de 700kg de donativos para as instituições ACORDE e Anália Franco.

Por fim acreditamos que estamos preparados para trabalhar e ajudar as pessoas que se encontram em estado de vulnerabilidade devido à pandemia do COVID-19. Acreditamos que com o engajamento dos universitários e da população de São Carlos conseguimos espalhar a magia e fazer com que se torne natal todo dia! 

 

Como Contribuir

O projeto realiza diferentes atividades de arrecadação ao longo do ano (como dias de mercado, vaquinhas, Dia D etc.), portanto fiquem de olho em nossas páginas do Facebook e Instagram para saber quando será nossa próxima arrecadação de donativos para que possam efetuar as doações. Os itens que serão arrecadados podem variar com a atividade, indo desde de donativo (alimentos não perecíveis, produtos de higiene e de limpeza), até roupas e brinquedos, ou até mesmo óleo de cozinha.

É possível também ajudar sendo um padrinho de uma sacolinha, é só entrar em contato com nossa página do Facebook ou com algum membro da Operação Natal para demonstrar interesse!

O projeto também conta com uma canal de doações para arrecadar fundos para as atividades que realizamos, assim quem tem interesse em fazer uma doação em dinheiro deve fazer pelo link do nosso canal na FAI UFSCar: https://bit.ly/38WyMn8  

Veja também: 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *