O Programa Institucional de Acolhimento e Incentivo à Permanência Estudantil (PIAPE) da UFSCar visa apoiar o acompanhamento dos/as estudantes de graduação, tendo em vista a promoção do sucesso acadêmico e o combate à retenção nos cursos ofertados pela Universidade. A pandemia do COVID-19 e a necessidade de afastamento social trouxeram inúmeras repercussões que impactaram a vida e a rotina das pessoas, atingindo várias esferas da vida social, política e econômica.
As propostas são de ampliar as iniciativas de ações de intervenção já existentes, para colaborar com aquelas estruturadas e implementadas pelas equipes técnicas da ProACE, e, desta forma, estimular docentes e técnico-administrativos da UFSCar a desenvolverem projetos com atividades integradas que irão compor uma rede de suporte e proteção aos estudantes bolsistas do PAE-UFSCar durante a pandemia, que transpassam pela saúde mental, física e de suporte social.

Conheça agora alguns dos projetos contemplados pelo programa:

Design por Amanda Penetta

CULTIVANDO-ME: Autocuidado e educação em saúde

O objetivo deste projeto é proporcionar espaços de trocas e apoio, por meio de temáticas que estimulem o autocuidado com o enfoque na promoção da saúde e no suporte social. Estão sendo oferecidas rodas de conversa virtuais e oficinas, além de disponibilização de materiais de interesse pelo Google Classroom.

Acesse o link para inscrições AQUI!

Aprendendo Juntos Somos Mais – UFSCar

O objetivo é abordar temas relacionados à pandemia de COVID-19 nos aspectos biopsicossociais, através da retirada de dúvidas enviadas pelos participantes baseadas em materiais científicos revisados por pares. Realizam-se rodas de conversa virtuais para discussão dos temas trabalhados em cada um dos materiais produzidos.

Para conhecer um pouco sobre o projeto, acesse o vídeo:

O convite de inscrições dos alunos bolsistas assistidos pelo PAE podem ser acessados no formulário do site: https://aprendendojuntosufscar.wordpress.com/

Construindo conexões: redes de suporte social e solidariedade com jovens universitários

Este projeto tem como objetivo ofertar apoio aos jovens estudantes universitários da UFSCar com vistas ao fomento de redes de suporte social e solidariedade entre os próprios alunos, enfocando tanto suas necessidades quanto suas potenciais colaborações dado o contexto da pandemia.
As inscrições serão realizadas pelo formulário: https://forms.gle/ctyJvP4mCFg3LePWA

Gostou do conteúdo? Entre nos grupos do Projeto PermaneSer, projeto PIAPE de estímulo à permanência estudantil na UFSCar!

Para acessar o grupo do Facebookclique aqui.

Para o grupo do WhatsApp clique aqui.

A imagem de ilustração desta publicação foi gentilmente cedida pelo artista abaixo. Agradecemos profundamente! Conheça mais do trabalho dele você também! E se você é artista e quer participar do projeto, clique aqui.

Créditos da Imagem:

Nome da obra/técnica: “Garota lendo”, caneta nanquim colorido digitalmente no Gimp.
Nome do artista: Batata Sem Umbigo
Portifólio: batatasemumbigo.blogspot.com