O projeto PermaneSER visa a disseminação de materiais e informações de fácil acesso, baseadas em evidências científicas sobre cuidados, a fim de promover a saúde e prevenção da COVID-19. Durante esse momento de pandemia, surgiu a ideia de um bate-papo com membros do Centro Acadêmico (CA) para entender de que forma o projeto pode ajudar os alunos. Considera-se, para isso, particularidades como curso, cidade e campus.

Diante disso, entramos em contato com o CA de cada curso dos 4 campi da Universidade, com o objetivo de levantar dados como a história do curso, sua importância (para o campus, região, mercado de trabalho), suas funções, objetivos, desafios e o que mais tivessem interesse em acrescentar.

Um dos depoimentos que recebemos foi de uma aluna do Curso de Geografia

É muito importante destacar que o curso de Geografia da UFSCar é de Licenciatura Plena. Isto é, a grade contempla matérias de cunho pedagógico desde o início. Portanto, é importante ter interesse em praticar a docência. Além disso, a experiência dentro do curso varia de acordo com as afinidades de cada indivíduo, tal qual a diversidade do alunado. No curso de Geografia existem contrastes entre pessoas de várias regiões, que dispõem de histórias e objetivos de vida diferentes. Logo, essa pluralidade enriquece a construção de ideias, que se desdobra em cursos de extensão, minicursos, encontros, palestras, feiras, trabalhos acadêmicos, exposições culturais etc. 

Mesmo que o curso seja de Licenciatura Plena, a docência não é a única área de atuação. O leque de oportunidades dentro da Licenciatura em Geografia é amplo e envolve diversas áreas na pesquisa.

O objeto de estudo da Geografia é o espaço, ou seja, sua totalidade. Neste curso, encontramos temas diversos temas como Geografia Urbana, Climatologia, Geopolítica, Geografia da Saúde, Educação e muitas outras. No entanto, diferente do que o senso comum acredita, o Espaço Geográfico não se restringe ao “meio ambiente”.

A Geografia da UFSCar é um curso atuante no debate de questões políticas do país, sobretudo da educação e políticas públicas, de modo que se mantém atento às decisões que possuem impacto social.

Os objetivos do Curso são explicados no site da UFSCar da seguinte forma:

 “ O Perfil do Licenciado em Geografia a ser formado pela UFSCar é o profissional preparado para desempenhar as funções docentes no ensino fundamental e médio, além de se preparar solidamente para continuar seus estudos. Trata-se de um profissional que seja capaz de:  Ampliar e aplicar seu conhecimento de forma a contribuir para o desenvolvimento social e cultural da sociedade brasileira; Identificar problemas e propor soluções das mais diversas ordens: física, social, econômica e política; Participar do desenvolvimento da ciência geográfica  através da pesquisa e da busca incessante por novas técnicas e teorias para o gerenciamento dos problemas socioespaciais e ambientais; Atuar no ensino fundamental e médio de forma competente e emancipadora; Ser um pensador e difusor do conhecimento engajado no seu tempo e no seu lugar. Bem como se constituir agente de transformação da sociedade. Para tanto, este projeto pedagógico assenta-se sobre os seguintes marcos valorativos prescritivos: Manter o compromisso com a constante construção do conhecimento, produção técnicocientífica e ética profissional; Estabelecer a interação ao mundo do trabalho, aos princípios da cidadania e aos compromissos éticos com a vida e em suas diferentes manifestações naturais e sociais; Garantir a autonomia científica, técnica e profissional; Respeitar a pluralidade profissional e a inter (trans) disciplinaridade do conhecimento; Domínio dos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da ciência geográfica; Domínio da relação entre o conceitual e o empírico e sua aplicação na prática efetiva da atuação profissional; Entendimento das dinâmicas sociais e naturais no processo de produção do espaço geográfico; Aperfeiçoamento crescente das habilidades gerais e específicas da Geografia; Capacitação para elaborar propostas visando soluções relativas a questões geográficas no ensino; Domínio dos fundamentos didáticos e pedagógicos de investigações necessárias à prática do ensino e pesquisa geográfica.” 

Referência: Curso de Geografia – UFSCar Sorocaba

 

Ficou interessado? olha só este vídeo

Para explorar e saber mais informações sobre o Curso de Geografia da UFSCar entre em nosso site.

 

Gostaríamos de agradecer a aluna pelo depoimento. É importante que entendamos a visão que os alunos têm sobre a área escolhida por eles. Assim, se enfatiza que neste momento de pandemia o papel do curso na sociedade não é diminuído.

 

Crédito da imagem: Karolina Cardozo Dias

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *