O projeto PermaneSER visa a disseminação de materiais e informações compiladas de fácil acesso baseadas em evidências científicas sobre cuidados, a fim de promover a saúde e prevenção da COVID-19. Para dar assistência aos alunos durante esse momento de pandemia, surgiu a ideia de um bate-papo com membros do Centro Acadêmico (CA) e outras entidades da universidade para entendermos de que forma podemos ajudar os alunos, considerando suas particularidades como, por exemplo, curso, cidade e campus.

Para isso, entramos em contato com o CA de cada curso dos 4 campi da Universidade, com o objetivo de levantar dados como a história do curso, sua importância (para o campus, região, mercado de trabalho), suas funções, objetivos, desafios e o que mais tivessem interesse em acrescentar. Isso pode ser também uma forma dos estudantes da UFSCar conhecerem um pouco mais sobre essa Universidade multicampi!

Um dos depoimentos que recebemos foi do Centro Acadêmico da Medicina Sérgio Arouca do campus de São Carlos, ao qual agradecemos de antemão pela disponibilidade em colaborar com seu relato. Segue abaixo!

Como é a Medicina UFSCar?

A Medicina é um dos cursos mais novos da UFSCar. Foi criado em 2006 e hoje conta com aproximadamente 240 alunos e 75 docentes.

USPPS - medicina UFSCar
Unidade de Simulação da Prática Profissional em Saúde (USPPS) – espaço projetado e equipado para que os alunos possam realizar simulações de atendimentos em consultório até procedimentos em centro cirúrgico.

O curso, que ganhou nota máxima pelo MEC, chama muita atenção por seu método de ensino. Caso você pergunte a um aluno de medicina da UFSCar sobre suas aulas, ele responderá: “Nós não temos aulas!”.Diferente do método tradicional, no qual os alunos têm diferentes disciplinas e aulas para cada uma delas, a UFSCar utiliza metodologias ativas, especialmente a metodologia de Espiral Construtivista (muitas vezes resumida no PBL – Problem Based Learning ou Aprendizagem Baseada em Problemas – mas é mais que isso!). Nesta metodologia, os estudantes saem das salas de aulas tradicionais e são levados para discussões em pequenos grupos. O aprendizado, assim, se dá por discussões baseadas em narrativas e casos clínicos, incentivando o aluno a buscar conhecimento de forma ativa.

Aliada às discussões em pequeno grupo, está outra parte diferencial: a prática logo no início do curso. Os alunos realizam simulações com atores, praticam procedimentos e frequentam unidades de saúde em São Carlos, a fim de, não só agregar conhecimentos, mas entender a realidade da profissão e do sistema de saúde.

HU- medicina UFSCar
Hospital Universitário da UFSCar – HU – local onde os alunos realizam o internato e outras atividades práticas ao longo do curso.

São 6 anos de curso! Os 4 primeiros anos, juntos, recebem o nome de ciclo básico. Nesse período, o objetivo é entrar em contato com conceitos e temas que aparecerão ao longo dos 6 anos. A maior parte das atividades do ciclo básico é desenvolvida no Departamento de Medicina (DMed). Ele fica localizado na área norte do campus São Carlos, junto a outros departamentos da área da saúde.

Nos 2 últimos, os alunos realizam o internato. Mas qual é a diferença desse período para os outros 4 anos? Bom, durante o internato, os alunos são quase que completamente imersos na prática. Para isso, fazem estágios em unidades de saúde, na Santa Casa de São Carlos e no Hospital Universitário (HU-UFSCar). É nesse momento do curso que os alunos têm mais oportunidades de colocar em prática os conhecimentos adquiridos e de entrar em contato com seu futuro cenário profissional.

A Medicina não é só isso! Agora que a estrutura do curso já foi apresentada, queremos saber: Você gosta de arte, música, cultura etc.? Então você vai adorar a galeria que existe dentro do DMed!

Galeria de Arte DMed

A Galeria de Arte do DMed é um projeto sócio-cultural que surgiu no final do ano de 2018 e envolve estudantes, técnicos, docentes e comunidade em geral e foi criado com o intuito de transformar o Departamento de Medicina e cultivar um ambiente saudável de trabalho e formação de profissionais da área da saúde.

Assim, a Galeria é um espaço para exposição de atividades e produtos culturais produzidos pela própria comunidade. O objetivo é que exista contato entre cultura, arte, vida cotidiana e saúde à partir de ofertas regulares de oficinas, cursos e exposições.

Conheça um pouco da última exposição:

“I MOSTRA DE ESTUDANTES: olhares na universidade”

Caso queira apoiar a Galeria e ajudar a manter exposições de forma regular, faça uma doação pelo link: https://www.catarse.me/galeriadmed

Acompanhe a Galeria de Arte do DMed no Facebook (Galeriaartedmed) e no Instagram (@galeriadmed).

A Medicina UFSCar conta, também, com 2 grandes entidades: o Centro Acadêmico Medicina Sérgio Arouca (CAMSA) e a Atlética (AAAMPJ).

O que é o CAMSA?

O Centro Acadêmico Medicina Sérgio Arouca – fundado em 2014 – é o órgão representativo dos estudantes da medicina UFSCar. Assim, manifesta-se em prol dos interesses estudantis nas relações internas e externas da graduação, defende o acesso à educação pública de qualidade e trabalha para promover o desenvolvimento cultural, social e técnico-científico do corpo discente.

Além da função representativa, o CAMSA atua também:

– No apoio e na divulgação de ligas acadêmicas, do COMUSCAR (Congresso Médico da UFSCar), dos  intercâmbios mediados pela CLEV, do workshop da medicina UFSCar, e inclusive no financiamento da ida de alunos ao EREM (Encontro Regional de Estudantes de Medicina), visando a troca de experiências que o evento proporciona;

– Na organização da festa de “Batizado”, que promove a recepção dos calouros e a integração entre as turmas;

– Pelo projeto desCAMSA, que por meio de atividades como yoga e jogos online, busca levar momentos de relaxamento e descontração aos estudantes em meio a pandemia pelo covid-19;

– Na confecção de produtos variados.

Quais são seus valores?

Como consta em seu estatuto, o CAMSA é uma associação de caráter filantrópico, assistencial, recreativo e educacional. Não tem fins econômicos ou partidários, e tem como finalidade atender a todos que a ele se dirigirem. Representa, assim, a voz que fala em nome dos estudantes do curso de medicina da UFSCar.

Quem foi Sérgio Arouca?

Reconhecido por sua produção científica e liderança na construção do Sistema Único de Saúde (SUS), foi um dos principais teóricos e líderes do chamado “movimento sanitarista”, que mudou o tratamento da saúde pública no Brasil. A consagração do movimento veio com a Constituição de 1988, quando a saúde se tornou um direito inalienável de todos os cidadãos, como foi escrito na Carta Magna: “A saúde é direito de todos e dever do Estado”.

Por que o símbolo do centauro?

Quíron – o mais célebre dos centauros – é uma das grandes representações das artes curativas na mitologia grega. Sob a instrução do deus Apolo, tornou-se mestre em artes de cura e foi mentor de inúmeros heróis gregos – inclusive de Asclépio, “o pai da medicina” –  e dedicou sua vida ao conhecimento do poder das ervas, das plantas e das forças da natureza..

E como posso encontrar o CAMSA?

As reuniões ocorrem semanalmente (terça feira, às 18h) na salinha dos estudantes do Dmed. Durante a paralisação, você pode procurar a gestão por qualquer uma de suas redes sociais, como o instagram (@camsa.medufscar) ou o e-mail (camsa.ufscar@gmail.com).

O que é a AAAMPJ?

A Associação Atlética Acadêmica Moacir Peixoto Júnior é um órgão esportivo da Medicina UFSCar. O nome foi dado em homenagem a um dos alunos, Moacir Peixoto Júnior, de apelido Montanha, que faleceu há alguns anos.

Hoje em dia, a AAAMPJ, além do seu objetivo esportivo, tem foco na integração e na melhora das condições físicas e mentais dos alunos. Os esportes oferecidos são: vôlei, futsal, handebol, basquete e bateria. Todas as modalidades contam com treinos semanais no campus da UFSCar.

Além disso, a AAAMPJ também valoriza os jogos universitários! Os times participam de competições como o Caipirão, a Copamed, o MedInterior e a LigaMed.

Não acaba por aí! Os interessados também podem associar-se à AAAMPJ e conseguir benefícios com a Atlética, e ainda, em estabelecimentos na cidade de São Carlos.

Durante o contexto da pandemia, as atividades estão suspensas, mas você ainda pode acompanhar os conteúdos da AAAMPJ pelo Instagram (@aaampjufscar).

A Medicina da UFSCar é surpreendente! Por seu método, por sua estrutura e também, por suas pessoas. Todas as partes mencionadas ao longo do texto são fruto de docentes, técnicos e alunos que buscavam moldar o melhor curso possível. Adaptações e aperfeiçoamentos são necessário e realizados todos os anos, mas ainda assim, um curso tão jovem como esse, tem muito a oferecer.

Veja também:

2 thoughts on “Conheça um pouco do curso de medicina da UFSCar – Campus São Carlos!

  1. Gislene Martins says:

    Boa tarde.
    Gostaria muito de levar a minha filha para conhecer a Universidade ela tem 16 anos , e tem sonho de cursa Medicina.
    Gostaria de saber também se os senhores podem fornecer via e-mail, provas anteriores; ex: 2017; 2018; 2019; e 2020.

    • Daniel Galvão de Oliveira says:

      Olá, Gislene Martins! Feliz em receber seu comentário e pelo interesse de sua filha.
      No momento a Universidade está sem atividades presenciais, por isso não é possível visita às estruturas do campus. Mas quando houver o controle da situação epidemiológica e segurança para retorno de atividades presenciais, a Universidade estará sempre aberta a visitas. Anualmente temos um evento que se chama Universidade Aberta, em que todos os cursos se apresentam para estudantes do ensino médio. Quando houver nova edição desse evento presencial (certamente não nesse ano), é uma grande oportunidade para vocês nos visitarem antes de ela entrar aqui como estudante matriculada. Fiquem de olho no site https://www.visite.ufscar.br/ ou nas redes sociais da UFSCar para saber mais.

      Para saber especificamente sobre o curso de medicina, há alguns espaços em redes sociais que vocês podem ficar de olho. Um deles é o Workshop da Medicina UFSCar (Facebook: https://www.facebook.com/workshopmedufscar ; instagram: https://www.instagram.com/workshopmedicinaufscar/ ). Recomendo que sigam as atividades dessas páginas, porque lá há várias informações sobre o curso e será um local para vocês ficarem sabendo quando houver eventos para conhecer o curso mais de perto.

      Em relação ao vestibular para ingresso no curso de medicina e em quase todos os outros cursos da UFSCar, eles ocorrem por meio do ENEM. As provas anteriores são disponibilizadas nos seguintes sites: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem/provas-e-gabaritos ; http://portal.inep.gov.br/provas-e-gabaritos

      Fazer provas anteriores é uma ótima maneira de estudar!

      Desejo que possam conhecer mais sobre a UFSCar e que logo sua filha esteja estudando conosco na Universidade!
      Espero ter podido ajudar.
      Se cuidem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *