quem somos

Somos um grupo de docentes, alunos e técnicos-administrativos que atuam nos cursos de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras e Língua Portuguesa e Imagem & Som. Desenvolvemos ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas para as práticas tradutórias e interpretativas envolvendo a língua brasileira de sinais, bem como questões ligadas a comunidade, cultura, identidade, educação, e saúde da comunidade surda e produção de conteúdo audiovisual bilíngue. Os processos de tradução, edição e finalização são realizados pelo Laboratório de Tradução Audiovisual da Língua de Sinais (LATRAVILIS) do Departamento de Psicologia (DPsi).

Equipe

Prof. Dr. Marcus Vinicius Batista Nascimento

Doutor (2016) e Mestre (2011) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Bacharel em Fonoaudiologia (2009) pela mesma instituição. Professor Adjunto II e vice-chefe (biênio 2019-2021) do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com atuação no eixo de “tradução e interpretação” do curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras e Língua Portuguesa da UFSCar. Coordena o Laboratório de Tradução Audiovisual da Língua de Sinais (LATRAVILIS/DPsi/UFSCar). Lidera o Grupo de Estudos /Discursivos da Língua de Sinais (GEDiLS/UFSCar/CNPq). Tradutor e Intérprete da Língua de Sinais Brasileira (Libras)/Língua Portuguesa com experiência na tradução de textos didáticos, literários e audiovisuais e na interpretação comunitária, educacional, de conferências e midiática.

lattes

Profa. Dra. Vanessa Regina de Oliveira Martins

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduada em Pedagogia com habilitação em Educação Especial pela PUCCAMP (2004). Especialista em psicopedagogia institucional e clínica – Atualize/Unibem (2007). Professora do curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras e Língua Portuguesa do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pesquisadora vinculada ao grupo de pesquisa Surdez e Abordagem Bilíngue (UFSCar). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação Especial (PPGEEs/UFSCar). Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Educação e Filosofia da Diferença (GEEFiDi/UFSCar). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação de Surdos, Subjetividades e Diferenças (GPESDi/UFSCar).

lattes

Rodrigo Vecchio Fornari

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar e Graduado em Imagem e Som pela mesma instituição. Trabalha com edição e composição de vídeos desde 2000, especialmente com softwares da Adobe. Estagiou e trabalhou na EPTV (afiliada da Globo em São Carlos) entre 1996 e 1999, em diversas produtoras de São Carlos (Altamira, Em Cena, Oz e outras) e na TV Educativa de São Carlos de 2010 a 2016. Atualmente é Técnico de Audiovisual do Departamento de Psicologia da UFSCar.

lattes

Profa. Dra. Lara Ferreira dos Santos

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003), Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2007) e Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (2014). Atualmente é e Professora Adjunta da UFSCar, ministrando a disciplina Introdução a Língua Brasileira de Sinais, e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Atuou como Intérprete de Libras em diversos espaços. Tem experiência na área de Surdez; e na área educacional de atendimento bilíngue a alunos surdos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação bilíngue, intérprete de Libras, escola inclusiva, instrutor surdo. Vencedora (1o. lugar) do 56o. Prêmio Jabuti -2014 – pela obra “Tenho um aluno surdo. E agora?”

lattes

Joyce Cristina Souza

Mestranda em Linguística na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), pós graduanda (lato sensu) em Tradução e Interpretação e em docência em Língua Brasileira de Sinais pela Unintese e Licenciada em Letras-Inglês pela Universidade de Franca. Atua profissionalmente como tradutora e intérprete de Libras na Universidade Federal de São Carlos e como docente de Libras no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) na cidade de São Carlos.

lattes

Anderson Marques da Silva

Graduado em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atua como Tradutor Intérprete de Língua de Sinais desde 2011, tendo começado na UFSCar, como estagiário por dois anos. Trabalhou como intérprete no município de São Carlos no período de agosto de 2012 a dezembro de 2014, atuando principalmente na esfera educacional no projeto bilíngue EMEB Danila Galli no Ensino Fundamental II. Efetivo como Tradutor-Intérprete na UFSCar desde Janeiro de 2015 para técnico do Bacharelado em TILSP. Durante seu trajeto atuou em trabalhos esporádicos em outras esferas como política, saúde, cultural. Certificado pelo Prolibras em Tradução e Interpretação de Libras/Língua Portuguesa em 2011 e em ensino de Libras em 2013.

lattes

Eduardo Martins

Graduando em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela UFSCar.
Web Designer no Laboratório Aberto de Interatividade da UFSCar.

lattes