O líder Yanomami Davi Kopenawa foi eleito, no dia 6 de outubro de 2021, para integrar a Academia Brasileira de Ciências (ABC). A ABC é uma academia de ciências que divulga e fomenta a produção científica no Brasil desde 3 de maio de 1916, tendo sido fundada por 27 cientistas e ainda sediada no Rio de Janeiro, com o nome Sociedade Brasileira de Sciencias, alterado em 1921 para sua atual denominação (ABC, 2021).

Davi Kopenawa, além de líder político yanomami, é xamã e autor do livro “A Queda do Céu”, em coautoria com Bruce Albert, lançado em 2015. Segundo Eduardo Viveiro de Castro, “a queda do céu é um acontecimento científico incontestável, que levará, suspeito, alguns anos para ser devidamente assimilado pela comunidade antropológica”.

Davi Kopenawa, liderança do povo Yanomami.
A eleição de Davi Kopenawa para a ABC é um gesto de reconhecimento por sua contribuição na expansão dos conhecimentos científicos, no sentido plural. Dessa forma, é possível dizer que essa nomeação é um marco relevante no reconhecimento público de conhecimentos ancestrais de um povo indígena enquanto ciência.

Diante desse acontecimento, muito importante para o movimento indígena, podemos ter mais voz perante as negligências, preconceitos e racismos que vivemos enfrentando nos diversos espaços da sociedade brasileira, incluindo na academia e nas ciências.

Ter uma representação do líder do povo Yanomami, Davi Kopenawa, na ABC nos proporciona uma alegria enorme, pois através dele poderemos ser ouvidos em um espaço em que as ciências são discutidas e que na maioria das vezes os conhecimentos indígenas são invisibilizados. Davi é uma pessoa muito guerreira e sempre lutou em defesa de seu território, em defesa do povo Yanomami (que há muito tempo sofre com o garimpo ilegal em suas terras), em defesa dos povos indígenas do Brasil, em defesa da natureza e dos animais e combateu as violências contra indígenas.

Como disse Davi Kopenawa na cerimônia da ABC, “a sua escola foi a floresta; o seu professor, foi a mãe terra; e a natureza foi quem deu experiência, sabedoria e conhecimento tradicional”. E ainda complementou: “a floresta é minha casa; a floresta é meu lugar” (KOPENAWA, 2021).

Em sua trajetória, Davi Kopenawa desde jovem lutou e enfrentou perigos em defesa do território indígena e da natureza. Em 2019, em Estocolmo, ele e a Associação Hutukara Yanomami receberam o Prêmio Right Livelihood, ou o “Nobel alternativo”, pela longa e combativa trajetória em defesa do meio ambiente e dos povos indígenas (ISA, 2019).

Ele é uma grande inspiração para todos nós indígenas continuarmos firmes diante de muitas barreiras que enfrentamos desde a invasão em 1500. Ainda temos que lutar muito pela garantia de nossos direitos, que sempre estão em constantes ameaças, e ver esses acontecimentos, como a eleição de Davi Kopenawa para a ABC, é significativo para o nosso movimento social.

A cerimônia de posse acontecerá no dia 1o de janeiro, quando os novos membros serão diplomados em Reunião Magna que acontecerá virtualmente por conta da pandemia – a configuração do evento, que normalmente inclui simpósios científicos, ainda não foi totalmente definida pela organização.

 

Autoria:

Vanessa Carneiro Borges

(povo Tukano, estudante de Terapia Ocupacional UFSCar, integrante do PET Indígena Ações em Saúde)

 

Revisão:

Willian Fernandes Luna

(professor do Departamento de Medicina UFSCar, tutor do PET Indígena Ações em Saúde)

 

 

Referências:

ABC (2021). Academia Brasileira de Ciências. Abertura Da Reunião Magna Da Abc: A Última Floresta. Disponível em http://www.abc.org.br/2021/10/08/abertura-da-reuniao-magna-da-abc-a-ultima-floresta/

Kopenawa, Davi. Abertura Reunião Magna ABC 2021. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=1m56cRWIZZ0&t=1s

ISA (2019). Instituto Socioambiental. Davi Kopenawa ganha “Nobel alternativo” e faz alerta ao mundo: garimpo está matando os Yanomami. Disponível em https://www.socioambiental.org/pt-br/noticias-socioambientais/davi-kopenawa-ganha-nobel-alternativo-e-faz-alerta-ao-mundo-garimpo-esta-matando-os-yanomami

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *