O projeto PermaneSER visa a disseminação de materiais e informações compiladas de fácil acesso baseadas em evidências científicas sobre cuidados, a fim de promover a saúde e prevenção da COVID-19. Para dar assistência aos alunos durante esse momento de pandemia, surgiu a ideia de um bate-papo com membros do Centro Acadêmico (CA) para entendermos de que forma podemos ajudar os alunos, considerando suas particularidades como, por exemplo, curso, cidade e campus.

Para isso, entramos em contato com o CA de cada curso dos 4 campi da Universidade, com o objetivo de levantar dados como a história do curso, sua importância (para o campus, região, mercado de trabalho), suas funções, objetivos, desafios e o que mais tivessem interesse em acrescentar.

Um dos depoimentos que recebemos foi do Centro Acadêmico de Engenharia Florestal do campus de Sorocaba.

“O campus da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar – Campus Sorocaba foi inaugurado em 2006 e o curso de Engenharia Florestal foi implementado na instituição a partir do ano de 2007. Uma característica do projeto pedagógico é que ele foi feito de maneira participativa, com professores, alunos de graduação e pós graduação, e a sociedade também foi convidada para participar da construção desse projeto. E por conta dessa participação, o projeto pedagógico da engenharia florestal segue dois principais eixos: A produção sustentável e a conservação e sustentabilidade.

Temos dentro da parte de extensão atividades com pequenos agricultores, comunidades indígenas, comunidade de pescadores, comunidades que produzem florestas entre outros.

Um dos principais desafios é o ingresso no mercado florestal que é relativamente condensado, o que o torna muito competitivo e acaba levando os profissionais formados aqui para outras áreas de atuação fora do setor florestal. A localização geográfica e o tipo de atividade econômica existente ao entorno da universidade são desafios a serem vencidos para que o curso e os estudantes tenham visibilidade frente ao mercado de trabalho.
A formação em Engenharia Florestal vai diretamente ao encontro das demandas ambientais mais urgentes. O manejo correto dos recursos florestais feito pelos profissionais da área garante a produção de água, ar e alimento.”

Gostaríamos de agradecer ao CA pelo depoimento. É importante que entendamos a visão que os alunos têm sobre a área escolhida por eles e que também enfatizemos que, neste momento de dificuldade causado pela pandemia, o papel do curso na sociedade não é diminuído de nenhuma forma.

Créditos da Imagem: Centro Acadêmico de Engenharia Florestal

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *