Qual é o poder da comunicação? Além dela, o que fica das consequências de como se escolheu fazê-la? Qual é o impacto de escolher falar sobre saúde e veiculá-la com qualidade? Vivemos o fim da verdade, mas não da oportunidade.

Cercados pela dúvida e imóveis em prol da segurança, depositamos no InformaSUS-UFSCar a nossa vontade de compreender a pandemia do novo coronavírus e causar mudanças positivas na sociedade. Acreditamos no fato de que haveria alguém que dissesse a verdade em meio a tantas mensagens robotizadas de Whatsapp e dentre tantas imagens manipuladas e likes comprados nas redes.

A massa acredita em tantas coisas e o principal objetivo de nosso trabalho era fazer com que ela pelo menos enxergasse o que brilha. E, em brilhando, diferenciasse-o do opaco. Por meio de um simples (porém meticuloso) processo sobre comunicação de redes sociais, naturalizado em estudantes da área da saúde, foi possível levar conhecimento substancial e profundo maquiado de dicas rápidas, manchetes e stories a quem quisesse se deixar seduzir.

Sem entender métricas, algoritmos e comunicação social, acreditamos no poder das redes sociais para combater a desinformação e propagar conhecimento direto da universidade para toda a sociedade. De maneira simples, objetiva e com qualidade, adaptamos os artigos da nossa plataforma web – alimentada por pesquisadores da área da saúde – em um processo de aprendizado rico e substancial. Em alguns momentos, o InformaSUS era toda a nossa experiência universitária, o que intensificou nosso sentimento de pertencimento e união. Inicialmente, nossa equipe – que hoje conta com estudantes de várias áreas do conhecimento da universidade – era composta por estudantes de medicina, imobilizados pela pandemia de exercerem sua graduação. Assim, o contato com o saber da saúde ocorreu primordialmente por meio dos artigos do InformaSUS, no processo rico de sua adaptação e exportação para as redes sociais. Houve relatos internos de como o projeto permitiu que calouros sentissem pertencentes à universidade pela experiência do projeto e de como isso atenuou os pensamentos de fracasso ou de incapacidade.

E não apenas calouros, o InformaSUS desencadeou em muitas mentes um processo endorfínico de prazer e de realização que foi fundamental para a saúde mental de muitos em tempos de pandemia e isolamento social. Sentir-se ativo e produtivo, como se houvesse ainda um papel social que você pudesse exercer, alguma mudança positiva a aplicar, por menor alcance que ela tivesse. Mas o alcance não foi pequeno, e o que era estímulo, transformou-se em uma reação em cadeia, abrindo espaço para mais fluxos e catalisadores, antígenos e patógenos.

Ao cabo dos 6 meses – sobre os quais esse ensaio se propõe debruçar – houve uma avaliação coletiva do trabalho e os sentimentos estavam todos ali, latentes em cada um dos membros da equipe, esperando um disparador para unissoar. Unissoaram em uma maiêutica só: estamos crescendo rápido demais e corremos para acompanhar a velocidade. Há uma urgência de apoio para que as pernas cresçam e acompanhem o alcance, as impressões, os compartilhamentos, os salvamentos e os likes. Há um sentimento coletivo de que o que fazemos já não é mais esperança; é expectativa. É uma comunidade construída por meio dos emblemas e das frases fortes. Da ética e do compromisso com um evento subestimado por tantos, mas que se conclui cada dia mais como uma atrocidade sem fim.

Estamos certos de que o InformaSUS desempenha um papel significativo nos dias não só de quem o acompanha, mas também de quem faz. De quem produz as reuniões, os textos, as revisões, os suportes, as curadorias, as publicações, as interações, as articulações, os abraços e os distanciamentos. De quem vive por dentro e por isso não consegue apenas enxergar de fora. Vive com admiração e observa um trabalho completo e necessário. Não há mais um sentimento obrigatório: as aulas voltaram e o novo normal cada vez mais se torna alheio. O que antes era necessidade, agora é afeto construído durante os 6 meses mais longos e confusos da maioria de nossas vidas.

Aprendemos a lidar com (talvez) o episódio sanitário mais marcante e decisivo do século a partir de uma relação íntima com tantos mestres que tinham a capacidade e o acolhimento de nos ensinar. Fomos acolhidos, ainda que isolados, e aprendemos a diferenciar autoritarismo de liberdade de conhecimento; gripezinha de pandemia; coronavírus de COVID-19. E, sobretudo, aprendemos sobre como se deve fazer saúde daqui para frente: interdisciplinar e integradamente. Com todas as mãos dadas, sem nos afastar muito.

Nestes 6 meses de redes sociais, foram mais de meio milhão de impressões, fruto de um trabalho coletivo de 50 voluntários: 25 da equipe de mídias, 7 revisores de texto, 13 designers e 5 profissionais de comunicação social.

E se é preciso sofrer depois de ter sofrido, e amar, e mais amar, depois de ter amado; depois de tantos milhares de impressões, é preciso continuar.

Acredite na ciência

Vem com a gente.