Como o número de pessoas contaminadas pela COVID-19 ainda está em crescimento em todo o Brasil, a recomendação dos governos estaduais é manter o distanciamento social e evitar qualquer tipo de aglomeração, como, por exemplo, as reuniões familiares.

O Governo do Estado de São Paulo decretou, oficialmente, a quarentena em todo o seu território, tendo em vista sua grande concentração de casos.

Entretanto, no próximo domingo, comemoramos uma data muito simbólica, celebrada por muitas pessoas no Brasil: o Dia das Mães. Sabemos que se trata de uma data especial e que muitos gostariam de passá-la com seus familiares, porém, diante do atual cenário de pandemia, não podemos deixar de nos cuidar e de cuidar das pessoas que amamos.

Pensando nisso, produzimos este vídeo para pensarmos no ato materno de cuidar a família neste momento de pandemia.

 

Como, então, reunir a família à distância? É possível?

Já que a distância física faz-se necessária neste momento, há outras formas para “estar junto” das pessoas, como, por exemplo, através de chamadas de vídeo pelo celular

Por que não utilizar essas tecnologias para nos sentirmos próximos de quem amamos neste momento tão difícil? 

O Governo do Estado de São Paulo divulgou um guia com instruções sobre como utilizar aplicativos no celular e quais deles possuem essa função. Clique aqui para mais informações.

Além disso, o guia também oferece dicas de segurança para as compras de presente on-line.

O melhor a se fazer neste Dia das Mães, para que futuramente os encontros e as trocas de afeto presenciais sejam novamente  possíveis, é respeitar as atuais medidas de distanciamento social. 

O que você acha de compartilhar essa informação com amigos e conhecidos para conscientizá-los também? Ajude-nos a cuidar das pessoas!

Lembre-se: o amor pode ser sentido a qualquer distância! 

Distanciar-se, neste momento, é um ato de amor!

#FiqueEmCasa

#informasus

Nossos agradecimentos às mães que gravaram os vídeos e à equipe do InformaSUS-UFSCar

Errata: O Dr. Bernardino Geraldo Alves Couto não é Infectologista como mencionado no vídeo, ele tem Pós Graduação na Área, contudo é Médico Intensivista.

Fontes: 

SÃO PAULO. Decreto nº 64.946, de 17 de abril de 2020. Estende a medida de quarentena de que trata o Decreto nº 64.881, de 22 de março de 2020. São Paulo: Governo do Estado de São Paulo, [2020]. Disponível em: http://dobuscadireta.imprensaoficial.com.br/default.aspx?DataPublicacao=20200323&Caderno=DOE-I&NumeroPagina=1. Acesso em 07 maio 2020. 

Elaboração do vídeo e conteúdo
Claudia Aline Valente Santos
Iara Rocha Barros
Nicole Akemi Yamada
Taís Francine de Rezende 

Edição do Vídeo: Canal da FelizIdade

Colaboração
Equipe Pessoas Idosas – InformaSUS-UFSCar
Gerontologia e Compromisso Social

 

Créditos da imagem: Claudia Aline Valente Santos

Veja também:

Envie suas dúvidas sobre Coronavírus ou COVID-19

Categoria Idosos

 

One thought on “Dia das Mães sem a Visita da Família?

  1. Ana Maria V Sabtos says:

    Teremos muitos outros dias para voltar a nos abraçar, estarei em casa até o dia que permitirem eu sair, parabéns pelas informações tão importantes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *