O fato é: ninguém está preparado. 

Acontece que agora durante o Ensino Não Presencial Emergencial (ENPE) vários alunos pegaram muitas matérias, de acordo com suas necessidades. E sim, é muito difícil organizar todas as matérias, todas as centenas de coisas que precisam ser feitas, e conciliar tudo à vida cotidiana geral, não é simples o que provoca muito sofrimento, ansiedade e decepções. Sabemos que estabelecer metas, muitas vezes, é um tiro no pé. Porque sempre buscamos atingir metas inalcançáveis, sem entender os limites do corpo e da mente. Isso se dá pois nos preocupamos muito com o todo e não com as particularidades. 

Tudo bem, mas o que isso tem a ver com Organização?

Vamos lá, antes de mais nada:

(São apenas dicas de uma estudante e não de um profissional no assunto) 

Uma das coisas mais importantes que aprendi no Ensino de Geografia é saber trabalhar e observar em diferentes escalas. E por isso, é muito importante você estabelecer uma visão mais ampla das suas tarefas (global) ao mesmo tempo que também delimita escalas detalhadas (regional). 

Resumindo: é muito mais fácil quando você sabe exatamente o que precisa fazer no mês, na semana e no dia. Você pode fazer isso de diversas formas e escolher vários tipos de ferramentas, mas o mais importante é ANOTAR, seja lá onde for. 

Por que isso é importante? Porque você precisa visualizar. Então vamos para a primeira dica!

Google Agenda

O Google Agenda é uma ferramenta ótima para você poder ter uma visão mais ampla das tarefas que precisa completar. Como o próprio nome já diz, ele é uma agenda, e nela você pode fazer diversos tipos de anotações e, o mais legal, definir lembretes e cores específicas para cada tarefa. Desse modo, você consegue visualizar o que precisa  fazer durante o mês, a semana e também dia a dia.  Olhem que legal esse vídeo explicando tudinho! 

Trello

O trello é um aplicativo que funciona como gerenciador de projetos. E na minha humilde opinião, talvez o mais simples e prático. Mas, ele serve para você conseguir organizar qualquer coisa, inclusive as suas matérias do Enpe! E o mais legal: você pode fazer isso do jeito que você quiser, receber lembretes, compartilhar “salas” (ou quadros) com os seus amigos ao mesmo tempo, fazer check list, anexar documentos, links, textos, fotos e etc. Também é possível baixar no celular e usar de forma online no computador, organizando categorias de tarefas em formas de painéis!  Confere esse vídeo supimpa! 

obs: Uso muito e recomendo!

Papel e lápis

É para ser clichê mesmo. Nada supera o bom e velho lápis e papel!

Sabemos que não é todo mundo que tem um super computador ou um celular minimamente bom pra conseguir se organizar com as dicas acima (não que elas precisem de um super computador ou um super celular) mas uma forma simples e muito acessível de conseguir se organizar é, literalmente, colocar suas tarefas todas em um papel. Você pode fazer isso de diversas formas, desde a mais simples até a mais complexa. 

A mais simples de todas (e na minha opinião, a mais eficiente) é simplesmente fazer um checklist, como se fosse uma lista de supermercado, sabe? você ainda pode organiza-la pelos dias da semana, colocar horários e metas, assim que terminar qualquer coisa é só dar “ok”, ou pintar um quadradinho. Mas, você também pode trabalhar em uma organização um pouco mais trabalhosa, porém bem terapêutica! 

Tempo livre não é tempo de estudos!

Dica de vídeo maroto!

 

Design por Amanda Penetta

 

Cuidado com a confusão na rotina: teste gerenciadores de tempo!

Estamos em ensino remoto e, consequentemente, ficamos mais em casa e mais em nossos computadores, celulares ou teblets. É interessante que sempre consideremos as atividades não ligadas ao ENPE para podermos nos planejar. Além disso, temos que tomar cuidado com distrações na hora dos estudos.

Pensando nisso, talvez você possa instalar aplicativos no seu celular ou até no PC para ajudar a organizar o uso de redes sociais, por exemplo. Há diversos aplicativos que indicam quanto tempo você passou nas redes sociais e isso pode ser legal pra você conseguir se organizar e não ficar tempo demais! Além disso, há extensões no Chrome, por exemplo, que limitam o uso de um site. Por exemplo, limita o uso de Facebook para 30 minutos por dia. Depois disso, a extensão “bloqueia” o site temporariamente.
São ferramentas que podem te ajudar a se organizar, desde que você proponha metas alcançáveis e compatíveis com o que seu conhecimento de você mesmo. Talvez não adiante definir que vai mexer em redes sociais apenas por 10 minutos se atualmente você mexe 3h (comece a usar os gerenciadores de tempo pra ver quanto tempo gasta nelas! Pode ser que você se surpreenda).

Aqui vão alguns links com dicas de gerenciadores para seu celular ou computador (há celulares que já vem com gerenciadores, basta começar a usar!)

https://www.apptuts.net/tutorial/android/ferramentas-gerenciamento-tempo/

https://tecnologia.ig.com.br/2019-07-11/adeus-vicio-7-ferramentas-para-controlar-o-tempo-de-uso-do-celular.html 

 

 

Créditos da Imagem:
Obra: Mulher rendeira
Nome da Artista: Alessandra Moreira (Cira Arte)
Loja virtual: www.ciraarte.com.br
Facebook e Instagram: @ciraarte

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *