Depois de mais de dois anos do início da pandemia da COVID-19, as atividades presenciais na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) estão voltando! As Resoluções mais recentes que temos são a Resolução COG nº 403, de 24 de maio de 2022 e a Resolução CONSUNI Nº 74, de 13 de maio de 2022, que dispõem sobre o planejamento e organização das  Atividades Presenciais na UFSCar. Se por um lado, há aquele quentinho no coração por pensarmos na universidade cheia de vida, com atividades presenciais fortalecedoras da tríade ensino, pesquisa e extensão, por outro há muitas dúvidas sobre o novo cenário. 

Aqui no Grupo de Trabalho de Saúde do Trabalhador (GT-ST) do InformaSUS, ao longo desses anos, já escrevemos algumas vezes sobre o cenário de retomada presencial. Refletimos sobre como os profissionais de serviços essenciais fariam para se manter trabalhando em segurança, dialogamos com os Josés sobre a flexibilização do Plano São Paulo, falamos sobre a retomada dos trabalhadores do comércio, do atendimento presencial em consultórios, dos trabalhadores da segurança pública… e agora chegou o momento de falarmos sobre a comunidade da UFSCar. Neste momento, alunos, servidores docentes e técnicos administrativos estão se organizando para a volta da modalidade presencial. E esse texto objetiva refletir sobre este momento e apresentar algumas oportunidades para aqueles que estão (re)começando a sentir a universidade de forma presencial. 

A universidade disponibilizou um guia com orientações básicas sobre o retorno presencial denominado “Na UFSCar, eu cuido de você, você cuida de mim”, título tema que reforça a importância da comunicação efetiva e do cuidado mútuo para o controle da contaminação por COVID-19. Neste primeiro momento, voltam para a modalidade presencial os cursos de graduação, programas de pós-graduação, atividades de pesquisa em ambiente interno/externo à UFSCar, atividades de extensão presenciais realizadas em instituições externas e atividades administrativas. Ainda é recomendado manter em formato virtual, se possível, as atividades de extensão realizadas na UFSCar, reuniões acadêmicas de graduação, reuniões de pós-graduação e reuniões dos órgãos colegiados. 

O guia também reforça que o uso de máscara segue obrigatório, sendo recomendadas máscaras N95, KN95, PFF2 ou cirúrgica com tripla camada. Assim como é necessária a apresentação de comprovação vacinal (pode ser emitido pelo conecte SUS) via Sistema de Apoio à Gestão Universitária Integrada (SAGUI) para os alunos e via  Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para servidores docentes e técnicos administrativos. Outro recurso utilizado pela universidade para o retorno é o aplicativo Guardiões da Saúde (GdS), desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS) em 2007 e utilizado para a vigilância participativa, ou seja, de contribuição voluntária da comunidade universitária para o monitoramento da COVID-19 nos campi da UFSCar.

Está ansioso? Quer conhecer um pouco da ampla variedade de atividades e recursos que a universidade oferece? Abaixo preparamos um pequeno glossário com informações sobre pesquisa, extensão e assistência ao aluno. Nós, do Grupo de Trabalho Saúde do Trabalhador do InformaSUS, desejamos um bom retorno a todos! 

  • Centro Acadêmico (CA): tem como finalidade representar todos os estudantes do seu curso, trazendo discussões, palestras, festas, minicursos, produtos, esportes e recepcionando os novos alunos para assim melhorar o ambiente universitário. Também entre suas atribuições está representar junto o Diretório Central dos Estudantes (DCE).
  • Iniciação Científica (IC): tem como objetivo iniciar alunos de graduação ao ambiente científico junto a um professor orientador e grupos de pesquisa no desenvolvimento de projetos, tendo a possibilidade de adquirir bolsas e participar de congressos para apresentar seu trabalho. Tem interesse em desenvolver-se na pesquisa? Busque por informações com os docentes/grupos de pesquisa da área de interesse.
  • Atividades de Extensão: são atividades que objetivam aproximar a universidade da comunidade. Há uma vasta gama de atividades disponíveis. É possível localizar projetos de extensão específicos através do site da PROEX. Entre e escolha a área de interesse. Nesse site é possível ver o nome do projeto, o departamento que está vinculado e se está ativo. Ao clicar em um dos projetos, é possível ver mais informações. Participar dos projetos de Extensão é uma ótima oportunidade para se aproximar da comunidade interna e externa à universidade. Dentre as atividades de extensão temos:
    • Empresas JR: são associações estudantis sem fins lucrativos com o intuito de aproximar o empreendedorismo das universidades, trazendo serviços de baixo custo e todo lucro vai para qualificar seus membros, trazendo conhecimento e competências profissional e pessoal. Oferece oportunidade de aplicação dos conhecimentos apreendidos na Graduação.
    • Eventos, ligas acadêmicas, etc: cada curso tem seu grupo com a finalidade de organizar uma semana de cursos, palestras, workshops, ligas acadêmicas e outras atividades para os alunos do seu curso, com a finalidade de qualificá-los, disseminar tecnologias e apresentar novas tendências.
    • ACIEPEs: As Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPEs) são atividades curriculares complementares inseridas nos currículos de graduação, com duração semestral de 60 horas, valendo 4 créditos acadêmicos. Confira as ACIEPEs que acontecerão em 2022.
    • Programa Especial de Treinamento (PET): seu objetivo é de desenvolver atividades através dos seus três pilares, pesquisa, ensino e extensão com o auxílio de um tutor, trazendo experiências que não estão incluídas na matriz curricular, desenvolvendo sua formação técnica, acadêmica e cidadã.
  • Mapas: para você que está chegando agora, precisamos reforçar que a UFSCar é enorme e você pode se perder! O Campus São Carlos, por exemplo, possui 6.450.000m² de área total e 188.100m² de área construída. Ficou na dúvida? A universidade disponibiliza mapas do campus São Carlos, do campus Sorocaba, do campus Araras e do campus Lagoa do Sino
  • Auxílio permanência: A UFSCar tem três categorias de bolsas principais: moradia, alimentação e bolsa atividade. O Programa de Assistência Estudantil (PAE) da UFSCar  tem a finalidade de apoiar a permanência e a diplomação de alunos matriculados em cursos presenciais, que se encontrem em situação de vulnerabilidade socioeconômica devidamente comprovada, é possível entrar em contato com a ProAce ou acompanhar os editais das bolsas disponíveis pelo site.
      • A moradia é oferecida em duas modalidades, vaga na moradia estudantil interna, ou um auxílio em dinheiro. A moradia interna conta com apartamentos mobiliados, com sala, cozinha, quartos e banheiros, a quantidade de alunos por apartamento pode variar de 5 à 9 pessoas, os alunos também podem optar por residir em apartamentos unicamente compostos por pessoas do mesmo sexo ou mistos.
      • Para estudantes bolsistas do PAE a alimentação também é garantida. O aluno consegue almoçar e jantar sem custo no restaurante universitário (RU) todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados, além de receber auxílio financeiro para o café da manhã. 
      • Passível de ser acessada pelos estudantes bolsistas, a Bolsa Atividade consiste no pagamento mensal de uma importância em dinheiro ao bolsista selecionado, durante quatro (4) meses a cada semestre letivo, dentro do campus são disponibilizados alguns trabalhos junto com algum orientador onde o aluno deve cumprir uma certa quantidade de horas para assim receber a bolsa. 
  • Rede de apoio para assistência: A universidade disponibiliza como Rede de Apoio à Saúde o Departamento de Atenção à Saúde (DeAS) que atua na assistência de saúde da comunidade universitária com ações educativas, de prevenção e promoção da saúde através de diversas ações que podem ser acompanhadas pelo site. A UFSCar também possui uma Política de Saúde Mental, cujo processo de construção pode ser acessado aqui, para o acolhimento justo aos serviços de cuidado em saúde mental, os alunos podem entrar em contato por e-mail ou telefone e solicitar o agendamento. O Acolhimento no DeAs pode ser feito pelo e-mail deas@ufscar.br ou pelo (16) 3351-8124. No município, há também como suporte SUS para atendimento à Saúde, as UBS (Unidade Básicas de Saúde), PA (Pronto Atendimentos), que você pode consultar aqui. 

Autores:

Estefany Camila Bomfim dos Santos

Fernanda Maria de Miranda

Mônica Jordão de Souza Pinto

Rosilene de Oliveira Rosa João

Vinícius Sousa Ferreira

Revisores:

Cristiane Shinohara Moriguchi de Castro