Esse é um projeto especial do InformaSUS, para divulgação e documentação de experiências da Saúde, desenvolvidas no SUS, com participação social, que mostram a fundamental importância da Atenção Básica à Saúde no enfrentamento da pandemia da Covid-19. Mostra a potência do Sistema Único de Saúde, universal, como política pública no enfrentamento das desigualdades regionais e sociais.

Se você está conhecendo esse projeto agora, acesse o canal no youtube do InformaSUS e assista aos vídeos das lives anteriores! Curta, compartilhe e se inscreva no nosso canal!

O projeto “Experiências da Atenção Primária em Saúde no SUS: Invenção e Resistência em Tempos de Pandemia” é uma iniciativa de diversas universidades e sujeitos que busca revelar e documentar experiências de enfrentamento da pandemia que emergiram em municípios, territórios e comunidades, e revelar as potências da atenção primária em saúde e da organização de redes locais e regionais nesse contexto.

Inspirada nas metodologias desenvolvidas nos projetos Memória do “SUS que dá certo”, Semana Nacional de Humanização, relacionados à Política Nacional de Humanização e outras iniciativas históricas de registros de experiências de práticas sociais e de saúde, a proposta parte da construção de cartografias, rodas e registros de intensidades, compondo perspectivas implicadas com os territórios, com a formulação, a implementação e os impactos das políticas públicas e da atual conjuntura ético-político-institucional local, regional e nacional, incidentes em diversos cenários brasileiros, na expressão e visibilização dessas experiências.

As lives são mergulhos profundos e detalhados na intensidade dessas experiências, articulam perspectivas de gestores, trabalhadores, usuários, movimentos, universidades, compondo os olhares e suas produções e significados. Cada live para uma experiência, em perspectivas múltiplas, olhares e nunces de sujeitos que comunicam com quem participa pelo chat e mesmo com quem assiste depois o audiovisual gravado. São documentários intensivos, que permitem vivenciar as intensidades do SUS, extrair delas novos dispositivos de criação e resistência, inovações! Mais do que divulgar, pretende-se documentar, comunicar, tocar, e conectar a todas e todos que constróem o direito à saúde no cotidiano, nos espaços públicos, na vida.

Além das lives serão produzidas reportagens documentais complementando e sistematizando informações relevantes relacionadas a cada experiência. Esses textos serão publicados aqui no InformaSUS e poderão ser acessados para conhecimento de interessados e pesquisas posteriores. Todas essas produções serão realizadas a partir de intenso trabalho de curadoria feita pela equipe deste projeto com protagonismo dos sujeitos que vivem, em seu cotidiano, essas experiências.

O projeto também conecta uma ampla rede de colaborações e produções coletivas que culminará em debates no seminário “O SUS e a Atenção Primária em Saúde: o que aprendemos com a pandemia?“, evento marcado para os dias 08, 09 e 10 de dezembro de 2020, promovido pelo Núcleo de Pesquisa e Estudos em Saúde Coletiva Profa Dra Maria Cecília Puntel de Almeida (NUPESCO), Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP, Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP e o InformaSUS-UFSCar. Aguarde as informações sobre o evento em breve!

 

Aluísio Gomes da Silva Junior
Universidade Federal Fluminense - UFF

Graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1981); fez Residência em Medicina Preventiva e Social -HUAP-UFF(1983), Especialização em Administração de Serviços de Saúde em áreas Integradas,Regionalizadas e Hierarquizadas na UFF(1984) e Doutorado em Saúde Pública pela ENSP-FIOCRUZ (1996).  Atualmente é Professor Titular do Departamento de Planejamento em Saúde do Instituto de Saúde Coletiva  da UFF e Pesquisador associado do – LAPPIS-IMS-UERJ (GP CNPq) e  do NUPEJ -UFF. 

LATTES

Catia Paranhos Martins
Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD

Psicóloga com graduação, mestrado e doutorado em Psicologia pela UNESP/Assis. Especialista em Saúde Mental pela UNICAMP e em Saúde do Trabalhador pela FIOCRUZ. Trabalhadora do e pelo SUS, com destaque a Política HumanizaSUS. Atualmente, professora da graduação e pós-graduação em Psicologia e da Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal da Grande Dourados – MS.

LATTES

Matheus Rodrigo dos Santos
jornalista - unesp

Graduado em Jornalismo na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) no campus – Bauru. Negro e cotista na instituição. Foi estagiário de 2018 a 2020 na Editora Alto Astral na cidade, produzindo reportagens para revistas e sites do veículo a respeito de temas como ciência, história, cultura e saúde. Atuou como pesquisador da FAPESP, desenvolvendo uma pesquisa acadêmica sobre o tema “A cobertura do veículo Agência Pública sobre ações de militares em 2018” com bolsa da instituição. Também atuou como repórter, editor e monitor de projetos de extensão de jornalismo independente (Voz do Nicéia que produzia um jornal para uma comunidade marginalizada de Bauru) e laboratório de pesquisa científica (Lecotec e Observatório de Indústrias Criativas).

LATTES

Ricardo Rodrigues Teixeira
USP - São Paulo

Médico especialista em Saúde Coletiva, com ênfase em Atenção Primária à Saúde. Também possui especialização em Comunicação (ECA/USP) e formação em Antropologia Visual (Association Varan, Paris). Foi consultor da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde, de 2007 a 2015, coordenando a Rede HumanizaSUS, desde sua criação (fevereiro de 2008). Atualmente é Professor Doutor do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

LATTES

Silvia Matumoto
USP - Ribeirão Preto

Enfermeira, professora do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Áreas de atuação e pesquisa: enfermagem em saúde coletiva, saúde da família, processo de trabalho em saúde e micropolítica, organização de serviços de saúde e educação permanente em saúde.

LATTES

Angelina Lettiere Viana
USP - Ribeirão Preto

Graduada no Curso de Bacharel em Enfermagem pela  EERP/USP (2007). Mestre e Doutora  em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública da EERP/USP (2011/2015). Professor Doutor MS – 3 no Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da (EERP/USP). É membro do NUPESCO – Núcleo de Pesquisa e Estudos em Saúde Coletiva. Experiência em saúde pública, enfermagem em saúde coletiva, atenção primária em saúde e doenças crônicas não transmissíveis

LATTES

Daniele Olímpio de Campos
jornalista - unesp

Bacharela em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (2016-2020), redatora, copywriter e assistente de comunicação no InformaSUS, integrando o projeto Experiências de APS na Pandemia, desde 2020.

LATTES

Gustavo Nunes de Oliveira
Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor do Departamento de Medicina – Universidade Federal de São Carlos.  Coordenador do projeto Comunicação Social no Contexto da Covid-19. Médico de Família, Doutorado em Saúde Coletiva. Áreas de Atuação: Medicina; Saúde Coletiva; Humanização em Saúde; Redes Sociais e Saúde; Comunicação em Saúde; Medicina Antroposófica.

LATTES

Rui Massato Harayama
universidade federal do oeste do Pará. - UFOPA

Antropólogo. Mestre em Antropologia (UFMG) e Professor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Oeste do Pará. Trabalha com saúde das populações tradicionais, saúde indígena e antropologia da saúde. 

LATTES

Silvana Martins Mishima
USP - Ribeirão Preto

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia, habilitação em Enfermagem em Saúde Pública (1981) pela EERP-USP, com especialização em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP (1982), mestre em Enfermagem pela EERP-USP (1990) e doutora em Enfermagem (1995) pelo Programa Interunidades em Enfermagem da Universidade de São Paulo (1995). Líder do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Saúde Coletiva – NUPESCO, cadastrado no CNPq.

LATTES

agenda de lives

29/10/2020 | 17h
Resistir e Cuidar na Rua

realização

LIVES ANTERIORES

15/10/2020 | As Favelas no Enfrentamento da COVID-19

01/10/2020 | Povos da Água – O Abaré nos Rios Amazônicos

04/09/2020 | Niterói – RJ

04/09/2020 | Niterói – RJ

20/08/2020 | Rurópolis – PA

04/08/2020 | Mossoró – RN

31/07/2020 | Paraisópolis – SP