A cultura que queremos valorizar é aquela que potencializa a expressão de vozes múltiplas, dá visibilidade a silenciados/as/es, valoriza a memória, os significados construídos ao longo das gerações e a ancestralidade. É a cultura que respeita a diversidade, as diferenças e as existências plurais, assim como os diversos modos de estar-ser-viver no mundo. Por isso, ressaltamos a importância da cultura no cuidado de si e do outro na interface com a Saúde Mental. Essa integração cria estratégias de enfrentamento de desafios e situações cotidianas que podem desestabilizar nosso equilíbrio emocional, afetivo e relacional.

Quando as palavras não são suficientes, quando faltam forças e possibilidades de ação, a cultura e a arte estruturam-se como pilares para a expressão dos sentimentos, de reflexões e podem produzir processos de cuidado de si e de ampliação do nosso repertório para o lidar com as novas e desafiadoras situações na e da vida.

Nesta direção, apresentamos o Festival de Cultura “CultivAR-TE”, que propõe um espaço que permite a livre expressão, a produção de vida e o olhar para si sob a perspectiva da autonomia, da participação e da inclusão social. Este espaço considera e valoriza o seu sentir e as suas vivências, e como elas transcreve e direciona suas ações de cuidado com a sua Saúde Mental.

O Festival apresentará as mais diferentes vivências cotidianas durante a pandemia, valorizando a multiplicidade de formas de expressão e cuidados. A partir de uma perspectiva inclusiva, pretendemos viabilizar estratégias junto à equipe de curadores para que toda a potência das singularidades de cada pessoa possa ser expressada e aceita para posterior exposição nas mídias digitais e virtuais. Gostaríamos de acessar sua produção e sua experiência!

Trata-se de um festival virtual que exibirá obras artísticas de diversas categorias: Artes Visuais, Fotografia, Dança, Literatura, Performance, Audiovisual, Música e Artes Cênicas. Para viabilizar o diálogo dessa produção cultural com os sentimentos e sentidos relacionados ao enfrentamento das adversidades impostas pela pandemia da COVID-19, propomos quatro eixos temáticos: retratos do isolamento social, o cuidado de si e do outro, resiliência em tempos de pandemia e permanências e transformações da cultura.

Participe! Envie sua obra e faça parte da nossa exposição virtual!

organização

Alice  Andrade (Flor)
Ana Luisa  Sombini (Nana)
Camila Santos
Carla Regina Silva
Larissa Martini
Jéssica Rodrigues
Maycon Leandro
Raquel Loureiro
Sergio  Reche
Sabrina Verzola
Thayla Passoni

curadoria

Agatha Zeller 
Alan Victor Costa
Brenda Dias
Dandara Sousa
Fábio Dias
Fernanda Rodrigues
Fernanda Fernandes
Fernanda Ribeiro
Fernando Chiari Cruz
Inda Zango
Jéssica Rodrigues
Leticia Fonseca
Livia Grotto
Maithe Bertolini
Mari Quarentei
Maria Angelica Chioda
Marina Silvestrini
Pâmela Caroline Asnar
Patrícia Dorneles
Priscila Souza Cugler
Rhuan dos Santos (Stevan)
Roberta Campos
Romerito Pontes
Thainá Silva

nosso instagramveja nosso perfil

últimas notícias

realização

apoio

O festival CultivAR-TE é uma atividade de extensão que conta com a aprovação institucional (processo número 23112.108913/2019-20), sob a coordenação de Larissa Martini, Carla Regina Silva, Alice Fernandes de Andrade e Helena Zoneti Rodrigues.