A quarentena impactou a vida de todos, especialmente a dos estudantes. Por outro lado esse impacto não foi todo negativo já que ela está proporcionando espaço para se pensar em novas atividades e perspectivas sobre a vida e o mundo. A retomada das aulas com ensino remoto, que vem sendo praticado por muitas instituições desde o início da pandemia, realçou as diversas condições de vida dos estudantes. É importante destacar que nessa nova modalidade nos é permitido administrar melhor o nosso tempo, de modo que o tempo que sobrar pode ser utilizado, para além do descanso para estudar algo novo ou aprender uma nova língua.

Dicas?! Aqui estão algumas !

Em vista disso, você não precisa ir muito longe para encontrar cursos legais e gratuitos. Basta ligar o smartphone ou o computador e buscar por alguma atividade nova. No Brasil, temos a presença dos Institutos Federais que estão oferecendo cursos gratuitos e online.

No site do Instituto Federal do Rio Grande do Sul é possível se encontrar cursos de línguas em diferentes níveis, como espanhol e inglês, além de libras, até o próprio português e muitos outros. Dê uma bisbilhotada. Acesse a plataforma e fique atento às datas de inscrição.

https://moodle.ifrs.edu.br/course/index.php?categoryid=81

Vale ressaltar que além do IFRS (Instituto Federal do Rio Grande do Sul) existem outros como IFSP (São Paulo), IFRJ (Rio de Janeiro), IFSC (Santa Catarina) que estão ofertando cursos e minicursos 100% online e gratuitos. Se aventurando na barra de pesquisa, você pode encontrar cursos diferentes e mais possibilidades para estudo e pesquisa!

A língua faz parte da nossa cultura, do nosso movimento, é só olhar para o inglês, que está cada vez mais necessário na universidade. Na plataforma do YouTube existem muitos canais de professores que fornecem aulas gratuitas. Elisabeth Wagner é um exemplo de youtuber que cria conteúdos para auxiliar nas regrinhas do inglês. Dá uma conferida: https://www.youtube.com/channel/UC82cO2cZawSOgWCSiU2mecw

O UnaSUS também disponibilizou diversos cursos, muitos da área da saúde e tem até curso com abordagem sobre a COVID-19, tem muito conteúdo legal desenvolvido! Pode ser acessado pelos links seguintes:

https://www.unasus.gov.br/

https://www.unasus.gov.br/cursos/busca?status=com%20oferta%20aberta&busca=&ordenacao=Relev%C3%A2ncia%20na%20busca

E você já conhecia essas plataformas, incluindo as dos institutos federais? Bom, agora de qualquer forma você, caro leitor, já tem um sinal por onde começar uma nova aventura! Vamos lá?

 

Crédito da Imagem: Oluwakemi Solaja em Unsplash

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *