Diante do cenário de pandemia que estamos enfrentando, sabemos que os idosos são considerados grupo de risco da COVID-19, principalmente aqueles com alguma condição crônica. Além disso, por conta do isolamento social, eles estão deixando de realizar atividades a que antes estavam habituados, como, por exemplo, participar de grupos de idosos, praticar atividade física, reunir-se com amigos e familiares, entre outros.

Devido a essa nova realidade e à redução dos estímulos cognitivos, os idosos podem vivenciar o comprometimento do funcionamento cognitivo, ou seja, o comprometimento da memória, atenção, linguagem, raciocínio, aprendizagem e percepções. Então, houve a necessidade de criar um material com atividades de estimulação cognitiva para a pessoa idosa, a fim de prevenir esse comprometimento. Sendo assim, o Prof. Dtrando. Lucas Pelegrini Nogueira de Carvalho, Francine Golghetto Casemiro, Alan Nogueira Cunha, Areta Dames e Rosalina Ap. P. Rodrigues, junto aos alunos de graduação de Gerontologia e dos Programas de Pós-Graduação em Gerontologia e Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), criaram um E-Book  (livro digital) com atividades cognitivas para a quarentena. O trabalho tem como objetivo fornecer aos idosos informações acerca do novo coronavírus e propor algumas atividades de estimulação cognitiva.

Neste post, você pode conhecer um pouco mais desse material, como também ter acesso a ele clicando aqui.

Ressaltamos a extrema importância de, neste momento, estarmos sempre estimulando o nosso cérebro e realizando atividades físicas, cognitivas e de lazer. Estudos sugerem que atividades de estimulação cognitiva previnem doenças neurodegenerativas; diminuem o risco de declínio cognitivo e de sintomas depressivos; preservam as capacidades cognitivas e funcionais, além de melhorarem a autonomia e independência dos idosos (APÓSTOLO et al, 2011). Desfrute do material baixando-o, imprimindo e realizando as atividades em casa!

 

Referência:

APÓSTOLO, J. L. A. et al. Efeito da estimulação cognitiva em idosos. Revista de Enfermagem Referência, n. 5, p. 193-201, 2011.

Crédito da imagem: Royalty Free illustration em Rawpixel

Veja também:

Categoria: Idosos e COVID-19

Envie suas dúvidas sobre Coronavírus ou COVID-19

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *