Esta ação foi proposta pelo coletivo que visa a criação de um Fórum de Direitos Humanos no município a partir da articulação de pessoas que desejam uma cidade mais humana e respeitosa com a diversidade em qualquer âmbito, sendo particularmente motivada pelas evidências do avanço de práticas preconceituosas e violentas.

Além de iniciar trabalhos relativos à constituição do fórum, este coletivo criou um grupo de trabalho destinado a contribuir com o enfrentamento da crise relativa à COVID-19, que atinge com maior intensidade os segmentos mais vulneráveis da sociedade. Este Grupo de Trabalho (GT) iniciou uma busca e sistematização de informações sobre ações, no município, voltadas à redução dos impactos da pandemia, visando:

  • facilitar o acesso a informações sobre necessidades específicas no contexto da COVID-19;
  • ampliar a visibilidade e compreensão das barreiras enfrentadas e das necessidades para o desenvolvimento das iniciativas, visando essa superação;
  • possibilitar replicação, direta ou sistemática, de experiências exitosas;
  • identificar possibilidades de articulação entre iniciativas e delas com possíveis apoiadores;
  • identificar e evidenciar lacunas, completas ou parciais, referentes a necessidades da população.

A sistematização das iniciativas identificadas nos âmbitos do poder público, de instituições e da sociedade civil tem ocorrido por meio de um documento on-line, atualizado por membros do GT à medida em que são obtidas novas informações, dentro das possibilidades e recursos dessas pessoas. O acesso a ela possibilitado pela Plataforma InformaSUS-UFSCar visa criar condição inicial para uma possível construção colaborativa mais aberta que amplie, diversifique e aperfeiçoe este esforço.

 

Participe deste esforço de mapeamento das iniciativas em São Carlos!

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR AO LINK COM AS INICIATIVAS MAPEADAS:

Caso você tenha algum comentário, sugestão ou denúncia sobre a divulgação da ação do pró-Fórum de Direitos Humanos, clique aqui.

Créditos da imagem: Pikisuperstar no Freepik

 

Veja também:

Envie suas dúvidas sobre Coronavírus ou COVID-19

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *