Esta ação foi proposta pelo coletivo que visa a criação de um Fórum de Direitos Humanos no município a partir da articulação de pessoas que desejam uma cidade mais humana e respeitosa com a diversidade em qualquer âmbito, sendo particularmente motivada pelas evidências do avanço de práticas preconceituosas e violentas.
Além de iniciar trabalhos relativos à constituição do fórum, este coletivo criou um grupo de trabalho destinado a contribuir com o enfrentamento da crise relativa à COVID-19, que atinge com maior intensidade os segmentos mais vulneráveis da sociedade. Este Grupo de Trabalho (GT) iniciou uma busca e sistematização de informações sobre ações, no município, voltadas à redução dos impactos da pandemia, visando:
- facilitar o acesso a informações sobre necessidades específicas no contexto da COVID-19;
- ampliar a visibilidade e compreensão das barreiras enfrentadas e das necessidades para o desenvolvimento das iniciativas, visando essa superação;
- possibilitar replicação, direta ou sistemática, de experiências exitosas;
- identificar possibilidades de articulação entre iniciativas e delas com possíveis apoiadores;
- identificar e evidenciar lacunas, completas ou parciais, referentes a necessidades da população.
A sistematização das iniciativas identificadas nos âmbitos do poder público, de instituições e da sociedade civil tem ocorrido por meio de um documento on-line, atualizado por membros do GT à medida em que são obtidas novas informações, dentro das possibilidades e recursos dessas pessoas. O acesso a ela possibilitado pela Plataforma InformaSUS-UFSCar visa criar condição inicial para uma possível construção colaborativa mais aberta que amplie, diversifique e aperfeiçoe este esforço.
Participe deste esforço de mapeamento das iniciativas em São Carlos!
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR AO LINK COM AS INICIATIVAS MAPEADAS:
Caso você tenha algum comentário, sugestão ou denúncia sobre a divulgação da ação do pró-Fórum de Direitos Humanos, clique aqui.
Créditos da imagem: Pikisuperstar no Freepik
Veja também:
Envie suas dúvidas sobre Coronavírus ou COVID-19