Anualmente, 18 milhões de pessoas morrem com dor e em sofrimento. Para chamar a atenção para este problema e promover discussões sobre as necessidades físicas, emocionais, sociais e espirituais das pessoas em tratamento, de suas famílias e dos profissionais de saúde, foi instituído o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos.

Neste ano, a data será celebrada no dia 10 de outubro e o tema escolhido pela The Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA) é “MEU CUIDADO, MEU CONFORTO”, ressaltando a valorização do cuidado e a necessidade de priorizar políticas e serviços em cuidados paliativos como parte da cobertura universal de saúde.

Considerando o enfrentamento mundial na lida com os inúmeros impactos ocasionados pela pandemia da Covid-19, a definição deste tema reforça a  importância de se ter claro que os cuidados paliativos consistem na oferta da atenção centrada na pessoa para a promoção de seu conforto frente à vivência de doenças graves.  

A temática também é uma forma de enfatizar, como coloca a WHPCA, que o cuidado paliativo é um serviço essencial para aliviar a dor e o sofrimento relacionados à Covid-19 e às doenças pré-existentes, garantindo aos cuidadores e aos familiares o melhor suporte para fornecer cuidados e conforto para seus entes queridos.

Programação

As ações programadas para o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos podem ser consultadas no site da WHPCA.

No estado de São Paulo, discussões ocorrerão no âmbito do 3º Encontro da III Jornada de Cuidados Paliativos de Campinas e Região, promovido pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas. Mais informações acesse.

A Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) em parceria com a Câmara Temática de Cuidados Paliativos do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (CREMEPE)  promoverão no dia 10 de outubro de 2020, em celebração ao dia, o “Simpósio de Cuidados Paliativos – Meu cuidado, meu conforto”. Mais informações nas redes sociais das duas instituições.

  

Elaborado por:
Tatiana Barbieri Bombarda
Juliana Morais Menegussi
Stefhanie Piovezan
Esther Angélica Luiz Ferreira

 

Créditos da imagem:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *