Considerando que o processo eleitoral para elaboração das listas tríplices de reitor e vice-reitor da UFSCar foi judicializado, nós, membros do Conselho Editorial do InformaSUS-UFSCar, preocupados com a defesa dos princípios democráticos desta Universidade, manifestamos publicamente nosso repúdio à ação ajuizada por candidatos de uma das chapas derrotadas na Pesquisa Eleitoral organizada pelo Conselho Universitário (ConsUni), os professores Fernando Manuel Araújo Moreira e Fernanda de Freitas Aníbal, membros da Chapa 1 – Por uma UFSCar Notável. Entendemos que esta ação desrespeita o pacto democraticamente constituído na UFSCar e representa um ataque frontal à autonomia universitária.

Dada a gravidade da situação, e a necessidade de um posicionamento institucional da Universidade, solicitamos da atual Administração Superior a convocação imediata de reunião extraordinária do ConsUni, para que esse órgão deliberativo máximo da UFSCar possa discutir e deliberar sobre as melhores formas de defesa diante dessa ameaça ao processo de sucessão da reitoria.

Editorial InformaSUS-UFSCar