O Corpo Editorial e a Coordenação do Programa de Extensão da Universidade Federal de São Carlos InformaSUS – Comunicação Social e Científica para Democratização da Ciência vêm a público manifestar apoio ao trabalho e à pessoa do vereador Djalma Nery, em função de sua atuação em defesa dos direitos à saúde, à educação e ao trabalho adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna no município de São Carlos, SP.

O vereador tem sido alvo de ataques pessoais e tentativas de desqualificação pública em função de sua postura de defesa dos direitos de trabalhadores de saúde, em especial no que diz respeito às pressões que profissionais de saúde vêm sofrendo para adoção de protocolos de “tratamento precoce” para pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19, protocolos esses que não são validados cientificamente e não são apoiados por pesquisadores e instituições sérias de saúde. Essas pressões conhecidas, pois têm sido publicamente noticiadas na imprensa e relatadas por profissionais de saúde, para a prescrição de medicamentos como associações da Ivermectina, da Cloroquina e da Hidroxicloroquina, da Azitromicina, além de outros suplementos presentes em “protocolos” adotados de forma explícita ou velada por serviços de saúde e operadoras do setor privado, representam risco à saúde individual e coletiva. São pressões inadmissíveis, ferem a autonomia e a ética profissional, além de contribuir para a desinformação e a disseminação de práticas inadequadas de enfrentamento da pandemia que assola o país e o mundo.

O vereador Djalma Nery cumpre seu papel ao denunciar esses acontecimentos, em defesa da saúde coletiva e dos trabalhadores de saúde. Sua argumentação tem sido, até o momento, embasada em evidências científicas e, portanto, reflete as orientações das melhores práticas para o enfrentamento da crise sanitária, econômica e social que nos atinge. Além disso, o vereador, que foi eleito como o mais votado nas eleições de 2020 em São Carlos, tem atuado em defesa da educação pública de qualidade e do Sistema Único de Saúde, contra o racismo estrutural, contra a homofobia e a transfobia e contra o feminicídio. Atua, ainda, na pauta ambiental em defesa da agricultura familiar e ecológica.

Por tudo isso, o InformaSUS reconhece e apoia o trabalho do vereador Djalma Nery e reafirma seu compromisso com a defesa da vida e da democracia.

 

São Carlos, 12 de abril de 2021

Corpo Editorial e Coordenação do InformaSUS

 

Crédito da Imagem: Site Oficial do Vereador Djalma Nery

 

Assinam nominalmente este documento:

Gustavo Nunes de Oliveira – médico, doutor em saúde coletiva, professor do Departamento de Medicina/UFSCar.

Fernanda Castelano Rodrigues – docente universitária, doutora em letras, professora do Departamento de Letras/UFSCar.

Flávio Adriano Borges – enfermeiro, doutor em ciências, professor do Departamento de Enfermagem/UFSCar. 

Luciana Nogueira Fioroni – psicóloga, com pós-doutorado em saúde coletiva, docente do Departamento de Psicologia- UFSCar.

Monika Wernet – enfermeira, com pós-doutorado, professora do Departamento de Enfermagem/UFSCar.

Fernanda Gonçalves Duvra Salomão – professora – Centro Universitário Central Paulista. 

Abraão Golfet de Souza – acadêmico de Medicina da UFSCar.

Débora Gusmão Melo – médica, doutora em ciências biológicas, professora do Departamento de Medicina/UFSCar.

Cristina Helena Bruno – farmacêutica-bioquímica, doutora em ciências (Bioquímica, Biologia Molecular e Estrutural), professora do Departamento de Medicina/UFSCar.

Mariana de Almeida Prado Fagá – médica, doutoranda no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva/Unesp professora do Departamento de medicina/UFSCar.

Sabrina Ferigato – terapeuta ocupacional, doutora em Saúde Coletiva, docente do Departamento de Terapia Ocupacional da UFScar.

Natália Sevilha Stofel – enfermeira, doutora em Enfermagem, docente do Departamento de Enfermagem da UFSCar.

Claudia Aline Valente Santos – terapeuta ocupacional, doutora, docente do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) da UFSCar.

Bernardino Geraldo Alves Souto – médico, doutor em Medicina/Ciências da Saúde, com pós-doutorado em Microbiologia e Infecção, professor do Departamento de Medicina da UFSCar.

Vera Regina Lorenz – Enfermeira e Advogada – Doutora em Ciências da Saúde.

Carla Regina Silva, Terapeuta Ocupacional, Dra em Educação, docente do Departamento de Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da UFSCAR.

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *