O acampamento terra livre (ATL) compõe o “Abril Indígena”, sendo a maior mobilização indígena do Brasil, que tradicionalmente ocupa Brasília como forma de protesto na luta pelos direitos à saúde, à educação e à demarcação de terras dos povos indígenas, que são garantidos pela Constituição Federal de 1988. O acampamento, neste ano de 2021, completa 17 anos de mobilização, luta e resistência, sendo este o segundo ano de acampamento online.

No ano de 2020, com a instalação da pandemia de COVID-19, as mobilizações indígenas tomaram conta das redes sociais, sendo o ATL o primeiro movimento a realizar uma programação inteira no período de pandemia.

Neste ano de 2021, o Acampamento Terra Livre tem como tema: Nossa luta ainda é pela vida. Não é apenas um vírus! A programação virtual teve início no dia 5 de abril, com uma grande variedade de temáticas programadas pelas organizações bases de cada região da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB).

Os temas da edição deste ano, que foram divididos por semanas, estão organizadas da seguinte forma:

Semana 1 (5 a 11/04): Nosso direito de existir

Semana 2 (12 a 18/04): Vidas indígenas importam

Semana 3 (19 a 25/04): Emergência Indígena

Semana 4 (26 a 30/04): Decidimos não morrer

A transmissão está sendo feita pelo Canal da ABIP no Youtube no Facebook da APIB, Facebook da Mídia Índia e na Mídia Ninja, sendo que todas as informações estão no site da APIB.

O ATL é a voz, a luta e a resistência dos povos indígenas do Brasil, no qual os indígenas gritam por direito à vida e a viver dentro de seus territórios que, por lei, devem ser garantidos a eles.

Confiram a programação e participem desse importante espaço da luta indígena por direitos e visibilidade!

Referências:

Site da APIB: https://apiboficial.org/ 

Autoria de
Gabriele Helena de Oliveira
Revisão por
Willian Fernandes Luna

Créditos da imagem: APIB

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *