Devido à retomada das aulas com um novo período letivo e formato de Ensino Não Presencial Emergencial (ENPE) em meio à pandemia, é normal encontramos dificuldades em planejar um repertório de estudo; ainda mais nesse momento de adaptação. Levando isso em conta, o projeto PermaneSER busca trazer algumas informações pertinentes nessa nova trajetória acadêmica.

O ProEstudo é um movimento  do Departamento de Psicologia que apoia o estudante a fomentar e potencializar sua capacidade de estudo, de modo a auxiliar o dia a dia das atividades acadêmicas por meio do fornecimento de suportes para melhor preparo e aproveitamento.

Seu propósito principal é dar suporte aos alunos de graduação da UFSCar e é composto de ações que pretendem adquirir o máximo de aproveitamento. O programa é composto de atividades fundamentadas nas práticas da Análise do Comportamento (abordagem da Psicologia que analisa condições ambientais e comportamento).  Baseando-se nessas análises, o ProEstudo identifica as possíveis interferências que podem atrapalhar os estudos e oferece dicas para uma nova introdução que podem melhorar o repertório na hora do aprendizado.

Na site do ProEstudo (www.proestudo.ufscar.br) é possível encontrar todo o tipo de material e dicas. Por exemplo: como a dar o primeiro passo; como adotar um comportamento de estudo; entender onde estudar e até mesmo o que é estudar. Há, inclusive, sugestões de cronogramas para a organização da rotina e outros materiais semelhantes.

Para saber mais, acesse as redes sociais do ProEstudo, onde há conteúdos postados com frequência. Siga o Instagram ou o Facebook.

Gostou do conteúdo?

Acompanhe outras publicações e participe de espaços do Projeto PermaneSer, projeto PIAPE de apoio à permanência estudantil na UFSCar, a partir de nossos grupo de Facebook e WhatsApp!

Para acessar o grupo do Facebook, clique aqui.

Para o grupo do WhatsApp clique aqui.

Crédito da Imagem: ProEstudo