Você já pensou em ouvir histórias e depoimentos de indígenas, de vários povos, sobre aspectos individuais e coletivos da saúde indígena?

Pois o Programa de Educação Tutorial(PET) Indígena – Ações em Saúde, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), lançou um podcast trazendo vivências e experiências de indígenas relacionadas à saúde, o PODINDÍ. Vale a pena conferir!

O PODINDÍ tem como objetivo compartilhar informações sobre a saúde dos povos indígenas do Brasil. Nos dois primeiros episódios, tivemos publicações incríveis sobre saúde do povo Pankararu, diretamente da Aldeia Brejo dos Padres, no Sertão de Pernambuco.

O primeiro episódio traz conhecimentos e relatos de mulheres indígenas sobre Partos Tradicionais do Povo Pankararu. O episódio foi construído por Weslley Pankararu e Gabriele Pankararu. Destacamos as falas de Mãe Dora, importante parteira tradicional, que relembrou como começou a ser parteira e como transmite seus conhecimentos para outras mulheres, que são aprendizes.

Nas palavras de Mãe Dora: “Cada parto é uma emoção. Cada parto é um aprendiz. Tem mulher que chora e a gente chora junto. É uma emoção. A gente se emociona. Ver aquela vida, ver aquele choro, a pessoa se emociona.

Mãe Dora, na Aldeia Brejo dos Padres, Sertão de Pernambuco.

Confira o episódio completo em:https://open.spotify.com/episode/0ThgqUdWAKapzBE037epvt?si=dAerHaNwQ4GM_RPmtosahw

O segundo episódio aborda a importância da Saúde do Homem Pankararu, com uma interessante conversa com Seu Fernando Monteiro, importante liderança Pankararu. Esse episódio foi construído em parceria com o Projeto Educação Popular em Saúde da Família e Comunidade da UFSCar. Os que fizeram parte desse projeto foram os docentes Aline Nordi, Willian Luna e Larissa Riani e os estudantes Amanda Cavalcante, Caroana Oliveira, Claudilene Pedrosa, Dalila Jora, Eduarda Sena e Gabriela Brito. A condução da conversa foi de Weslley, que já tinha construído com Gabriele o primeiro episódio.

Seu Fernando Monteiro iniciou a entrevista com um toante tradicional Pankararu e na sequência fala de suas compreensões sobre a saúde, falando que nem sempre se fala da saúde do homem. Nas palavras de Seu Fernando, “os Encantados orientam na parte das plantas medicinais, da alimentação. E tem também a parte de Eles cuidarem da gente. E tem a parte de a gente ir ao médico. Então é um cruzamento de saberes. Porque a gente além de ter um médico, que é o homem da caneta, nós também temos nossos Encantados que também fazem a cura.”

Seu Fernando, liderança Pankararu

O episódio trouxe que a saúde do homem é muito mais do que só falar do câncer de próstata. É falar de prevenção e tratamento de doenças como diabetes, hipertensão e alcoolismo, que são frequentes entre os homens. É falar da alimentação, cuidar do corpo, exercício físico, das tradições, dos rituais, dos Encantados, da ancestralidade, e também da importância das consultas de rotina. Assim, os homens devem cuidar de sua saúde durante todo o ano, não apenas em novembro.

Confira o episódio completo em

Aproveitem e prestigiem as vivências e experiências sobre a saúde do povo Pankararu. Não perca a oportunidade de escutar o PodIndí e adquirir conhecimentos desse povo que vive no centro-leste da Região Nordeste do Brasil.

Novos episódios vem por aí! O PodIndí está disponível em: https://open.spotify.com/show/4QWQaOHZimDjoj5l1aEkgq?si=f616fefd86fe4bb2

Autoria:

Gabriele Helena de Oliveira

Weslley Junior de Jesus Silva

Guanilce Falcao Soares

Claudiana Brazão Lopes

Rosania Ferreira de Lima

Revisão:

Willian Fernandes Luna

Confira também:

Estudantes indígenas e Quilombolas realizam o 1° Fórum de Educação Superior em Brasília

Referências:

Entrevista feita através dos relatos pessoais com lideranças indígenas, de experiências vividas dentro da comunidade indígena do povo Pankararu:

NASCIMENTO, Maria; FRANCIELE, Dandara; OLIVEIRA, Maria. Partos tradicionais do povo indígena Pankararu. Entrevistas concedidas a Gabriele Oliveira Pankararu e Weslley Pankararu. Spotify. PodIndí. nov. de 2021.

MONTEIRO, Fernando. Saúde do Homem Indígena Pankararu: uma conversa com uma liderança indígena Pankararu. Entrevista concedida a Wesley Pankararu. Spotify. PodIndí. 08 mar. 2022.