O isolamento social tem alterado nossa forma de nos perceber de muitas maneiras, e uma delas foi trazendo maior foco à qualidade das nossas relações conosco e com aqueles que são próximos a nós. As discussões sobre saúde mental têm sido muitas, e no mês de Setembro, o convite é para discutir que como estamos enfrentando desafios emocionais e relacionais, a nossa perspectiva sobre a vida pode ser alterada.

Há muito o que pode ser feito para prevenir o suicídio, a começar pela quebra desse tabu e discussão do assunto! Tratar sobre o tema do suicídio não aumenta o risco desse*. Se a conversa for conduzida com respeito – ou seja, se o foco for ouvir a pessoa, oferecer apoio ou busca de ajuda profissional, mantendo sempre a calma – perguntar sobre o assunto na verdade pode ser uma oportunidade para a pessoa de expressar suas necessidades e pedir ajuda para alguém em quem confia.

Para ajudar tanto pessoas que têm pensamentos suicidas quanto pessoas que conhecem alguém que tenha ou suspeite que tenha estes pensamentos, o CAPS II em parceira com o PET Saúde e Interprofissionalidade criou dois panfletos que trazem informações básicas sobre o suicídio e alguma dicas para conversar sobre e obter ajuda.

O panfleto direcionado para os usuários inclui informações que pensamos ser mais relevantes para quem tem pensamentos suicidas, enquanto o panfleto direcionado para cuidadores é mais útil para familiares, amigos ou professores, mas caso você tenha interesse, sinta-se à vontade para explorar ambos os panfletos.

O mês de Setembro pode estar chegando ao fim, mas a conversa e cuidado em saúde mental devem ser constantes. Se estiver em sofrimento busque um profissional da saúde ou um familiar/amigo em quem confie. O número do Centro de Valorização da Vida é 188 e está disponível 24 horas, sem custo algum.

 

*Referência bibliográfica

HUBBELING, D. Letter to the editor: Suicidal ideation and research ethics committees. Psychological medicine, Cambridge, v. 45, n. 1, p. 217., jan. 2015. DOI: https://doi.org/10.1017/S003329171400227X

 

Autoria
PET Saúde e Interprofissionalidade UFSCar
CAPS II São Carlos

 

Créditos da imagem: Freepik no Freepik

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *