No dia 28 de maio, foi realizado um Encontro de Saberes Indígenas, organizado pelo PET Indígena Ações em Saúde da UFSCar, com participação de Ailton Krenak, escritor e ativista do movimento socioambiental e de defesa dos direitos dos indígenas.

Nesse, que foi o terceiro Encontro de Saberes Indígenas de 2021,  Krenak dialogou com estudantes indígenas do PET sobre o racismo contra povos indígenas.

O encontro foi mediado por uma das integrantes do PET, Gabriele Pankararu, com participação ainda de Amanda Pankará, Rosania Tariana e Vanessa Tukano, dialogando sobre o tema e fazendo questionamentos ao convidado.

Ailton Krenak (arquivo pessoal)

Krenak iniciou sua fala destacando a importância do convívio familiar e o quanto é desafiador para o indígena sair de sua comunidade e passar a viver em outra cidade e num ambiente totalmente diferente, que é o da universidade. Em seguida, fez um breve histórico de como foi o colonialismo e, por meio de perguntas, nos fez refletir sobre o que chamamos de racismo. Enfatizou a importância de valorizar os elementos constitutivos da identidade étnica e cultural para se combater o racismo: “talvez seja a melhor maneira da gente se defender contra o racismo”.

Para Krenak, o problema da supremacia racista é que impele o sujeito a achar que a sua origem racial constitui uma vantagem em relação aos outros, sejam eles indígenas, árabes, asiáticos, negros ou pretos, ciganos. Por fim, ele nos convidou a fazer um exercício da alteridade que é tentarmos ver o outro sem que ele precise ser igual a nós, tendo em mente uma frase emblemática de Marcos Terena: “Eu posso ser quem sou, eu posso ser o que você é, sem deixar de ser quem eu sou”.

Sobre os Encontros de Saberes Indígenas

Os Encontros de Saberes Indígenas têm como objetivo promover o encontro de indígenas e realizar discussões a respeito de conhecimentos indígenas em geral, promovendo o diálogo intercultural e trocas de conhecimentos e saberes indígenas. Dessa forma, nos Encontros de Saberes Indígenas, são convidadas lideranças e intelectuais indígenas para discutir sobre os conhecimentos indígenas dentro e fora da universidade, e a organização é feita por estudantes do PET Indígena Ações em Saúde e pelo professor Pedro Lolli, do Departamento de Ciências Sociais da UFSCar.

Assim, os Encontros de Saberes Indígenas trazem assuntos importantes e contemporâneos, tais como: saberes tradicionais, movimentos indígenas, organização da comunidade diante da pandemia, experiências e vivências na universidade.

Diante do contexto atual de pandemia, o PET teve como estratégia para realização dos Encontros de Saberes Indígenas a utilização de plataformas digitais. Começou, assim, a fazer lives (ao vivo) no Stream Yard (plataforma), para serem transmitidas na página do PET, no Facebook, para o público em geral.

O primeiro Encontro de Saberes de 2021 aconteceu no dia 07 de abril, com participação de João Victor Oliveira Pankararu (graduando em farmácia e liderança dos movimentos indígenas), Cassimiro Tapeba (coordenador executivo da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste Minas Gerais e Espírito Santo- APOINME) e Zenilda Maria de Araújo (liderança indígena do povo Xukuru do Ororubá).

Gabriele Pankararu e Dona Zenilda Xucuru no Primeiro Encontro de Saberes Indígena de 2021

O segundo Encontro foi realizado no dia 26 de abril, com os convidados Adonias Palikur-Arukwayene (professor de cultura indígena e de língua materna), Alana Manchineri (comunicadora indígena da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira – COIAB) e Edson Kayapó (doutor em história da educação e ativista dos movimentos ambientalistas e indígena do Brasil). A série de Encontros deverá continuar ao longo do ano, trazendo outras(os) convidadas(os). A próxima acontecerá no final de agosto em data a ser divulgada.

Segundo Encontro de Saberes Indígena de 2021

Quer conhecer mais sobre os Encontros de Saberes Indígenas organizados pelo PET Indígena Ações em Saúde? Acesse a página do PET no Facebook e confira os Encontros de Saberes Indígenas na íntegra, tanto os que já ocorreram quanto os que vêm por aí!

Autoria de
Rosania Ferreira de Lima