No dia 28 de maio, foi realizado um Encontro de Saberes Indígenas, organizado pelo PET Indígena Ações em Saúde da UFSCar, com participação de Ailton Krenak, escritor e ativista do movimento socioambiental e de defesa dos direitos dos indígenas.

Nesse, que foi o terceiro Encontro de Saberes Indígenas de 2021,  Krenak dialogou com estudantes indígenas do PET sobre o racismo contra povos indígenas.

O encontro foi mediado por uma das integrantes do PET, Gabriele Pankararu, com participação ainda de Amanda Pankará, Rosania Tariana e Vanessa Tukano, dialogando sobre o tema e fazendo questionamentos ao convidado.

Ailton Krenak (arquivo pessoal)

Krenak iniciou sua fala destacando a importância do convívio familiar e o quanto é desafiador para o indígena sair de sua comunidade e passar a viver em outra cidade e num ambiente totalmente diferente, que é o da universidade. Em seguida, fez um breve histórico de como foi o colonialismo e, por meio de perguntas, nos fez refletir sobre o que chamamos de racismo. Enfatizou a importância de valorizar os elementos constitutivos da identidade étnica e cultural para se combater o racismo: “talvez seja a melhor maneira da gente se defender contra o racismo”.

 

Para Krenak, o problema da supremacia racista é que impele o sujeito a achar que a sua origem racial constitui uma vantagem em relação aos outros, sejam eles indígenas, árabes, asiáticos, negros ou pretos, ciganos. Por fim, ele nos convidou a fazer um exercício da alteridade que é tentarmos ver o outro sem que ele precise ser igual a nós, tendo em mente uma frase emblemática de Marcos Terena: “Eu posso ser quem sou, eu posso ser o que você é, sem deixar de ser quem eu sou”.

 

Sobre os Encontros de Saberes Indígenas

Os Encontros de Saberes Indígenas têm como objetivo promover o encontro de indígenas e realizar discussões a respeito de conhecimentos indígenas em geral, promovendo o diálogo intercultural e trocas de conhecimentos e saberes indígenas. Dessa forma, nos Encontros de Saberes Indígenas, são convidadas lideranças e intelectuais indígenas para discutir sobre os conhecimentos indígenas dentro e fora da universidade, e a organização é feita por estudantes do PET Indígena Ações em Saúde e pelo professor Pedro Lolli, do Departamento de Ciências Sociais da UFSCar.

Assim, os Encontros de Saberes Indígenas trazem assuntos importantes e contemporâneos, tais como: saberes tradicionais, movimentos indígenas, organização da comunidade diante da pandemia, experiências e vivências na universidade.

Diante do contexto atual de pandemia, o PET teve como estratégia para realização dos Encontros de Saberes Indígenas a utilização de plataformas digitais. Começou, assim, a fazer lives (ao vivo) no Stream Yard (plataforma), para serem transmitidas na página do PET, no Facebook, para o público em geral.

O primeiro Encontro de Saberes de 2021 aconteceu no dia 07 de abril, com participação de João Victor Oliveira Pankararu (graduando em farmácia e liderança dos movimentos indígenas), Cassimiro Tapeba (coordenador executivo da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste Minas Gerais e Espírito Santo- APOINME) e Zenilda Maria de Araújo (liderança indígena do povo Xukuru do Ororubá).

Gabriele Pankararu e Dona Zenilda Xucuru no Primeiro Encontro de Saberes Indígena de 2021

O segundo Encontro foi realizado no dia 26 de abril, com os convidados Adonias Palikur-Arukwayene (professor de cultura indígena e de língua materna), Alana Manchineri (comunicadora indígena da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira – COIAB) e Edson Kayapó (doutor em história da educação e ativista dos movimentos ambientalistas e indígena do Brasil). A série de Encontros deverá continuar ao longo do ano, trazendo outras(os) convidadas(os). A próxima acontecerá no final de agosto em data a ser divulgada.

Segundo Encontro de Saberes Indígena de 2021

Quer conhecer mais sobre os Encontros de Saberes Indígenas organizados pelo PET Indígena Ações em Saúde? Acesse a página do PET no Facebook e confira os Encontros de Saberes Indígenas na íntegra, tanto os que já ocorreram quanto os que vêm por aí!

 

Autoria de
Rosania Ferreira de Lima
Vanessa Carneiro Borges
Vanusa Vieira Gomes

Revisão por
Pedro Augusto Lolli
Willian Fernandes Luna

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *