Nesta videoaula, a profa. Dra Maria de Jesus Dutra dos Reis abordará aspectos individuais e coletivos das intervenções em saúde mental necessárias nas situações de crises que são desencadeadas em contextos de emergências, como desastres naturais e pandemias. Serão realizadas correlações diretas entre os aspectos teórico-práticos das abordagens em saúde mental nesses contextos e a crise da COVID-19.

Maria de Jesus Dutra dos Reis é psicóloga, doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP), docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e atual diretora do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da UFSCar.

 

Esta videoaula faz parte de um conjunto mais amplo de aulas que estão abordando a interface entre saúde mental e a pandemia pela COVID-19, disponíveis aqui, na plataforma InformaSUS.

Trata-se de uma ação interdepartamental e interdisciplinar organizada por Sabrina Ferigato (DTO), Luciana Nogueira Fioroni (DPsi), Carla Regina Silva (DTO), Bárbara de Fátima Depole (PPGTO) e com o apoio de comunicação de Raquel Loureiro (graduanda DMed), sendo esta uma ação extensionista vinculada ao programa “Saúde Mental em Ação”, coordenado por Larissa Campagna Martini (DMed), e ao PET-Interprofissionalidade, coordenado por Jair B. Barbosa Neto (DMed).

A curadoria dos vídeos se pautou na ativação da inteligência coletiva de docentes da UFSCar e colaboradores da Rede de Atenção Psicossocial de São Carlos e região, que voluntariamente compartilharam seus saberes e práticas. Neste sentido, estarão disponíveis conceitos, técnicas e ferramentas de vários núcleos profissionais do campo da saúde mental, com diferentes referenciais teórico-metodológicos para abordar a complexidade que o contexto pandêmico nos impõe. Cada videoaula é independente e tem uma duração média de 15 a 30 minutos, tendo como público-alvo trabalhadores da Saúde e da Assistência Social (SUS e SUAS).

CONFIRA TODAS AS VIDEOAULAS

Créditos da Imagem: PngTree

One thought on “Saúde Mental e COVID-19: Intervenções em situações de crises em emergências coletivas

  1. Cristina J. Almeida says:

    Adorei a série,me ajudou demais.Parabéns a Dra. Jesus e demais colegas.Parabéns a organizadora.Sugiro um fórum de diálogo a respeito da Saúde mental em períodos de quarentena/Covid.Muito obrigada por compartilharem conhecimento neste momento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *