Nesta videoaula serão abordados aspectos da clínica em saúde mental infanto-juvenil no contexto pandêmico, a partir da experiência de um Centro de Atenção Psicossocial – CAPS-IJ – Espaço Criativo.

Serão discutidos aspectos como a importância da construção de narrativas, além do uso da ludicidade nesta nova modalidade comunicacional, instaurada com a COVID-19. Foi abordada também a centralidade do suporte aos familiares e necessidade de viabilização de dispositivos que produzam coesão junto ao tecido social vulnerabilizado.

A temática foi abordada por Martha Togni Ferreira, médica psiquiatra e psicanalista, supervisora clínico-institucional do CAPS-Espaço Criativo, membro-fundadora da Tykhe Associação de Psicanálise de Campinas e coordenadora do coletivo de psicanálise de rua “Estação Psicanálise”.

Agradecemos à toda equipe do CAPS Espaço criativo pela contribuição para a produção do vídeo e construção intensiva de formas de cuidado, sendo elas comprometidas com os direitos e a vida de crianças e adolescentes.

Esse vídeo faz parte de um conjunto de videoaulas fruto de uma ação interdepartamental e interdisciplinar da UFSCar, organizada por Sabrina Ferigato (DTO), Luciana Nogueira Fioroni (DPsi), Carla Regina Silva (DTO), Bárbara de Fátima Depole (PPGTO) e com o apoio de comunicação de Raquel Loureiro (graduanda DMed), vinculada ao Programa de Extensão “Saúde Mental em Ação”, coordenado por Larissa Campagna Martini (DMed), e ao PET-Interprofissionalidade, coordenado por Jair B. Barbosa Neto (DMed).

A curadoria dos vídeos se pautou na ativação da inteligência coletiva de docentes da UFSCar e colaboradores da Rede de Atenção Psicossocial de São Carlos e região, que voluntariamente compartilharam seus saberes e práticas. Neste sentido, estarão disponíveis conceitos, técnicas e ferramentas de vários núcleos profissionais do campo da saúde mental, com diferentes referenciais teórico-metodológicos para abordar a complexidade que o contexto pandêmico impõe. Cada videoaula é independente e terá uma duração média de 15 a 30 minutos, tendo como público-alvo trabalhadores da saúde e da assistência social (SUS e SUAS).

Para assistir as demais videoaulas do ciclo Saúde Mental e COVID-19 acesse: https://www.informasus.ufscar.br/saude-mental-e-covid-19/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *