União para apoio das populações pretas periféricas do Brasil

A UNEafro Brasil – União de Núcleos de Educação Popular para Negras/os e Classe Trabalhadora – é um movimento que se organiza em núcleos de atuação em diversas áreas. O trabalho mais conhecido é o desenvolvido com os cursinhos pré-vestibulares comunitários que atendem jovens e adultos oriundos de escolas públicas, prioritariamente negros/as, que sonham em ingressar no Ensino Superior e preparar-se para o ENEM ou concursos públicos. O movimento atua em núcleos, isto é, grupos que atuam em diversas áreas, tais como cultural, capoeira, formação política, esportiva ou qualquer área acadêmica ou social. A UNEafro constituiu-se num combativo movimento social e popular onde homens, mulheres, donas de casa, operários, jovens, idosos, negros/as, nordestinos e o povo pobre em geral são os verdadeiros protagonistas.

Em meio à pandemia do novo coronavírus, a UNEafro criou o projeto Agentes Populares de Saúde, em parceria com diversos profissionais da saúde, para apoiar as comunidades assistidas pelo movimento. O propósito da campanha é formar uma rede de auxílio comunitário em que qualquer pessoa possa orientar seu território sobre as medidas de obtenção de benefícios sociais, prevenção, riscos de contágio, o que fazer ao se deparar com pessoas com sintomas e medidas de autocuidado.

A iniciativa compõe o compartilhamento de cartilhas informativas para formar essa rede de auxílio , além de juntar arrecadações que serão revertidas em compras de equipamentos de proteção individual, recursos médicos e de saúde, e em ações comunitárias de enfrentamento à pandemia de COVID-19.

Para doar, basta fazer uma transferência bancária para a seguinte conta:

Banco do Brasil
Agência: 1202-5
Conta corrente: 74414-X
Titular: Associação Franciscana de Defesa de Direitos e Formação Popular – AFDDFP
CNPJ: 11.140.583/0001-72

Se você tem interesse em ser Agente Popular de Saúde para seu território, clique aqui e saiba mais sobre o projeto!

Se você é profissional da saúde habilitado e disponível, clique aqui para monitorar a ação de Agentes Populares de Saúde!

Para saber sobre a UNEafros ou sobre o projeto de Agentes Populares de Saúde, acesse os sites abaixo:

Junte-se aos Agentes Populares de Saúde, doe para apoiá-los e/ou divulgue a ação para chegar nas pessoas interessadas!

Para comentários, elogios ou denúncias, responda o formulário clicando aqui.

 

Créditos da imagem: UNEafro Brasil

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *