O grupo temático de saúde indígena do InformaSUS UFSCar está na sua sexta audiência de uma série de entrevistas com estudantes indígenas da UFSCar.

O entrevistado de hoje é Raniel Martinha de Sousa, pertencente ao Povo Tikuna, veio da comunidade Bom Jardim no município de São Paulo de Olivença, região do Alto Solimões no Estado do Amazonas. Raniel ingressou no curso de medicina da UFSCar em 2020.Nessa entrevista ele conta sobre sua trajetória até ingressar no curso de medicina, fala sobre as dificuldades e como foi  seguir determinado em seus objetivos e desafios. Raniel foi aprovado  em primeiro lugar para uma única vaga no curso de medicina da UFSCar, relata a importância do acolhimento e o apoio que é feito pelo centro de culturas indígenas (CCI) e como tem sido sua adaptação à universidade. Compartilha conosco como sua comunidade enfrenta a pandemia de covid-19 e ressalta o significado que carrega a perda de um ancião, reflete sobre sua decisão de permanecer em São Carlos considerando a importância de seguir avançando nos estudos e na vida acadêmica durante esse período.

Essa entrevista foi realizada no dia 24 de novembro de 2020 pela professora Mariana Fagá do departamento de medicina da UFSCar. A produção do texto para a divulgação da entrevista foi feita pelas estudantes Guanilce Falcão Soares e Vanessa Carneiro Borges, a produção de áudio e música foi de Pablo Iskaywari.

Acompanhe nossa conversa!