No mês de novembro de 2020, a frente temática de Pessoas Idosas do InformaSUS iniciou uma série sobre o envelhecimento dos corpos negros na sociedade brasileira, com o objetivo de evidenciar as particularidades que atravessam o envelhecimento em relação ao determinante de raça. Assim, por meio de narrativas dos entrevistados, o intuito da série é trazer novas perspectivas e vivências que atravessam o envelhecimento na população negra e, com isso, propor um movimento de conscientização e reflexão da comunidade e de profissionais sobre o envelhecer dos corpos negros em uma perspectiva contextualizada e integral. 

Nesta primeira entrevista, contamos com a presença de Alexandre da Silva. Alexandre é fisioterapeuta, Especialista em Gerontologia (Unifesp), Mestre em Reabilitação (Unifesp), Doutor em Saúde Pública pela USP e atualmente é Professor da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ). Entre suas principais áreas de pesquisa e atuação está o envelhecimento da população e sua intersecção com a saúde da população negra. 

anúncio da entrevista sobre o envelhecimento da população negra

Em sua pesquisa “Iniquidades raciais e envelhecimento: análise da coorte 2010 do Estudo Saúde, Bem-Estar e Envelhecimento (SABE)” desenvolvida com outros 6 pesquisadores objetivou comparar o envelhecimento de idosos em uma perspectiva racial. Ao considerar indicadores sociodemográficos, de condições de saúde e de uso e acesso a serviços de saúde, os resultados indicaram um cenário mais favorável para o envelhecimento de idosos de cor branca, quando comparado a idosos de cor parda ou preta. Desse modo, o acúmulo de desigualdades e condições de iniquidade racial distanciam o idoso negro de vivenciar um envelhecimento ativo.

Nesse sentido, na entrevista concedida à Frente de Pessoas Idosas, Alexandre retoma alguns resultados e repercussões de suas pesquisas e explora questões sobre a saúde mental de idosos negros e as consequências da pandemia de COVID-19 na saúde da população negra. 

A entrevista está em formato de áudio. Para escutar basta apertar o botão de reprodução. 

 

Referências 

Lattes de Alexandre da Silva.

SILVA, Alexandre da et al . Iniquidades raciais e envelhecimento: análise da coorte 2010 do Estudo Saúde, Bem-Estar e Envelhecimento (SABE). Rev. bras. epidemiol., São Paulo , v. 21, supl. 2, e180004, 2018.

 

Conteúdo desenvolvido por
Beatriz Borges Silva
Iara Rocha Barros
Milena Izaura Castro
Nicole Akemi Yamada

Entrevista realizada por
Nicole Akemi Yamada

Agradecimento especial ao Alexandre pela disponibilização e troca com o nosso grupo!

Créditos da imagem: Bruna Concha no Fotos Públicas

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *