No último sábado (18/4), foi ao ar a primeira entrevista resultante de parceria entre o podcast “Quarentena” e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da UFSCar. O objetivo é compartilhar com o público olhares e contribuições das diferentes áreas da Sociologia em relação à pandemia de Covid-19.

O primeiro episódio trouxe os pesquisadores da área de Sociologia do Trabalho Jacob Carlos Lima e Aline Suelen Pires, professores do Departamento de Sociologia da UFSCar, e Felipe Rangel, pesquisador de pós-doutorado junto ao Departamento. Eles detalharam o contexto de desmonte de políticas e direitos sociais, precarização do trabalho e vulnerabilidade da população que a Covid encontrou no Brasil.

Jacob Carlos Lima explicitou como a pandemia afeta de formas distintas as diferentes classes sociais. Destacou, no entanto, que da mesma forma como o momento pode ser usado para aprofundar ainda mais as desigualdades, há também uma disputa de narrativas que cria oportunidades de transformação.

Felipe Rangel falou mais especificamente de como discursos sobre a necessidade de continuidade das atividades econômicas surgem ao mesmo tempo – mas com motivações radicalmente distintas – de grandes empresários e de trabalhadores do mercado informal que dependem da continuidade de suas atividades para manter a si e a suas famílias.

Aline Suelen Pires participou com foco nas consequências do “home office”, relacionadas à intensificação do trabalho e ao aprofundamento de desigualdades de gênero, dentre outras. Também abordou, mais especificamente, o caso dos professores, categoria profissional que está precisando se reinventar em atividades de ensino à distância.

“Quarentena”, resumo diário das principais notícias sobre a Covid-19, é uma produção do Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da UFSCar. O episódio com a entrevista é o Dia 34.

Além de integrarem o podcast, os materiais produzidos pelo PPGS também estarão em breve no site do Programa, na forma de textos. O próximo episódio já programado deve ser sobre Sociologia das Religiões.

Créditos da imagem: Slon Pics no Pixabay

 

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *