O projeto PermaneSer surge para voltar olhares às problemáticas subjetivas, e até mesmo materiais, que acometem estudantes da UFSCar no contexto da pandemia: conturbado e sem perspectivas sobre o futuro.

A pandemia atinge diretamente estudantes em situação de vulnerabilidade, provocando sofrimento pelo distanciamento e isolamento social, de modo que desencadeia outras problemáticas relacionadas a saúde desses estudantes. O PermaneSer consiste na concretização de um projeto aprovado pelo Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes – (PIAPE) da UFSCar – que tem por objetivo divulgar e disseminar conteúdos relacionados a cuidados em saúde, com especial atenção aos cuidados em saúde física e mental, especialmente durante a pandemia da COVID-19.

Afinal, o que a Pandemia da COVID-19 nos convida a refletir? Que não podemos separar os fenômenos naturais dos fenômenos sociais, pois eles, conjuntamente, nos dão a possibilidade de interpretar e intervir para com o outro. Neste sentido, é preciso ouvir e dialogar. Por isso, o projeto também tem por objetivo democratizar conteúdos a respeito de cuidados entre pares, qualidade de vida, promoção da saúde, cultura e entretenimento, memória e identidade estudantil, entre outros; isso porque reviver identidades é resgatar a permanência de existir.

Além disso, estão dentro dos objetivos do projeto construir e elucidar fluxos de apoio estudantil dentro da Universidade, isto é, conteúdos a respeito do funcionamento da assistência estudantil em cada campi – Araras, Lagoa do Sino, São Carlos e Sorocaba. Dessa forma, buscaremos estimular e favorecer a permanência estudantil dentro da Universidade, sem desconsiderar especificidades de gênero, raça, etnia, crença, orientação sexual e outras variáveis que podem influenciar a permanência estudantil, numa compreensão ampliada.

Este projeto consistirá na comunicação aberta por meio de um grupo no Facebook e outro no WhatsApp, com o objetivo de captar demandas de quaisquer estudantes acerca de informações sobre a pandemia e sobre saúde em geral, acerca do funcionamento das ações de assistência estudantil, e também atuará na divulgação de conteúdos culturais e de estímulo à convivência e permanência estudantil.

Em um momento pandêmico sabemos que construir diálogos que visam acolhimento torna-se mais difícil com a distância. Porém, ainda é possível construir vínculos e promover escutas que possam promover uma interação saudável. Por isso, criamos grupos de Facebook e WhatsApp voltados aos estudantes da UFSCar multicampi, cujo o objetivo é, por meio de temas, fomentar o diálogo e atenção para o estudantes.

Para acessar o grupo do Facebook, clique aqui: https://www.facebook.com/groups/permaneserufscar/ 

Para o grupo do WhatsApp clique aqui: https://chat.whatsapp.com/JYUsUDOAcht3aiEo6BWiAa

Entre em nosso grupo do Facebook ou em nosso grupo do WhatsApp para participar do projeto, das conversas e bate-papos, e receber conteúdos que você tenha interesse! Convide também colegas que podem ter interesse!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *