O atendimento à Saúde (medicina, enfermagem e psicologia) e a questões de Assistência Estudantil (serviço social) continua em funcionamento em todos os campi da UFSCar. Por conta da pandemia da COVID-19, a modalidade presencial é reservada a situações excepcionais, após triagem e agendamento. 

Para conseguir atendimento, dispomos de diversos canais de comunicação, como e-mail, telefone, videoconferência ou, ainda, pelos perfis oficiais nas redes sociais.

Além disso, lembre-se: você também pode ser atendido por outros serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), como Unidades Básicas de Saúde (UBS) e, no caso de urgências e emergências, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ou Prontos-Socorros dos hospitais de sua cidade. Para acionar o SAMU ligue 192.

Se está passando por situações de vulnerabilidade econômica e/ou social, você pode acionar os serviços do Sistema de Assistência Social (SUAS), especialmente o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de sua cidade! Não deixe de pedir apoio a quaisquer desses serviços: é seu direito.

Dê uma olhada no resumo do funcionamento da Assistência Estudantil em seu campus abaixo:

Como acessar os serviços em Lagoa do Sino?

Durante a COVID-19, as ações do DeACE-LS dão-se em formato remoto (videochamadas) e presencial (após triagem) em datas e locais específicos, fazendo exercer e reforçar a responsabilidade firmada com  discentes e membros integrados no Mapeamento de Estudante de Graduação não-bolsistas PAE. Os assuntos são distribuídos em quatro dias da semana em horários específicos:

  • Terça-feira | 14h às 14h30 – Assuntos administrativos diversos (Fernanda);
  • Quarta-feira | 10h às 10h30 – Assuntos do serviço social em geral;
  • Quinta-feira | 15h às 15h30: Assuntos relativos à saúde mental (Simone);
  • Sexta-feira | 9h30 às 10h: Assuntos relativos à saúde coletiva (Tatiane, Valdir, Dr. Eric).

O comunicação deve ser realizada por meio de e-mail ou telefone. Os atendimentos podem ser remotos ou, com agendamento, no próprio campus de Lagoa do Sino, presencialmente.

Ademais, uma equipe composta pela chefia do DeACE-LS e a Assistente Social têm visitado periodicamente o município de Campina do Monte Alegre a fim de realizar atendimentos e realizar busca-ativa presencial na cidade. O encontro com a comunidade é previamente agendado.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) de Campina do Monte Alegre está fazendo atendimento entre 7h e 17h. No caso de urgências/emergências, o Pronto Atendimento ocorre até as 21h. No caso de urgências ou emergência após as 21h, pode ser importante entrar em contato com os serviços do SUS em Angatuba ou mesmo acionar o SAMU por meio do telefone 192.

Saiba mais sobre o funcionamento dos atendimentos no DeACE-LS em: https://www.proace.ufscar.br/acoes-da-proace-contra-a-covid-19/funcionamento-deace-ls

Como acessar os serviços em Araras?

Os serviços de Atendimento à Saúde e de Assistência Social estão ocorrendo de maneira remota. A assistência social opera por meio de chamados que podem ser realizados por e-mail e telefone. O campus também tem oferecido atendimento psicológico remoto, capaz de atender demandas de saúde mental e acompanhamento de estudos.

Para ter atendimento pelos/as trabalhadoras do DeACE-Ar é necessário entrar em contato via e-mail (deace-ar@ufscar.br) ou telefone — cada setor redirecionará a chamada para o profissional específico.

O DeACE-Ar está investindo fortemente na divulgação de informações a partir do Facebook em sua página. Para acessar a página, clique aqui.

Para saber mais sobre os serviços de atendimento do DeACE-Ar, clique aqui.

Como acessar os serviços em Sorocaba?

Os serviços de atendimento presencial no campus Sorocaba da UFSCar também foram interrompidos, realizados apenas excepcionalmente. 

O atendimento em Medicina e em Psicologia passaram a ser realizados na modalidade remota. Em casos de demandas de estudantes, os atendimentos podem ocorrer presencialmente na própria universidade. No caso dos atendimentos prestados pelo serviço de Assistência Social, o contato deve ser realizado via e-mail — a retirada/entrega de documentos deve ser agendada. Para facilitar o contato com os estudantes da moradia, foi criado grupo de WhatsApp no qual participam assistente social e moradores. Assuntos relacionados à moradia podem ser resolvidos por esse canal de comunicação ou pelo contato direto com o representante da moradia no DeACE, por e-mail.

Para saber mais sobre o atendimento do DeACE-So, acesse a página do Facebook ou o link a seguir:

Facebook: https://www.facebook.com/Deace-Ufscar-Sorocaba-1814213158833584/

Link ProACE: https://www.proace.ufscar.br/acoes-da-proace-contra-a-covid-19/funcionamento-deace-so

Como acessar os serviços em São Carlos?

O Departamento de Atenção à Saúde (DeAS) e o Departamento de Assistência Estudantil (DeAE) estão realizando suas atividades, preferencialmente, de maneira remota.

No DeAS, as atividades que podem ser realizadas à distância foram suspensas, optando-se pelo atendimento telefônico ou por outras formas de contato. A obtenção de prescrições para medicamentos controlados para pacientes portadores de doenças crônicas cujo contato com o médico pode ser evitado é realizada por meio de agendamento

Além disso, estão ocorrendo plantões presenciais para atendimento de pessoas com sintomas respiratórios. O contato telefônico, com uma equipe constituída por profissionais da enfermagem e da medicina, cumpre função de triagem para discernir atendimentos presenciais de atendimentos remotos. Os atendimentos em psicologia são realizados a distância.

Para saber mais sobre o funcionamento do DeAS acesse os links ou entre em contato com através dos canais:

https://www.proace.ufscar.br/acoes-da-proace-contra-a-covid-19/funcionamento-deas

Telefones do DeAS: (16) 3351-8200 e (16) 3351-8124

WhatsApp do DeAS: (16) 99235-5962

E-mail do DeAS: deas@ufscar.br

No caso do DeAE, são realizados atendimentos presenciais, especialmente relacionados à manutenção das moradias ou assinatura de termos para participação de editais, etc. No entanto, o primeiro contato deve ser feito de modo remoto (e-mail, telefone), de modo a selecionar os casos que devem ser presenciais. As trocas de apartamento estão temporariamente suspensas.

Para saber mais sobre o funcionamento do DeAE e entrar em contato com o serviço necessário, acesse o link:

https://www.proace.ufscar.br/acoes-da-proace-contra-a-covid-19/arquivos/sao-carlos-assistencia-estudantil.pdf

 

Créditos da Imagem: Karolina Cardozo Dias

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